sábado, 10 de março de 2012

O QUE É SER NORMAL?


  “Ah, quem dera a perfeita concordância
   De mim comigo,
   O silêncio interior sem a distância
   Entre mim e o que eu digo.”
                   (Fernando Pessoa)

   Há algumas pessoas que gostam de dizer, orgulhosamente, que não são normais, como se esta fosse uma qualidade que as valorizasse em relação às demais. Mas o que é ser normal, o que significa exatamente esse estado de ser? No dicionário Aurélio lê-se: “O que está de acordo com as normas; natural.” 

   Antes precisamos explicar que, ao falarmos aqui 
de ações em desacordo com as normasnão estamos nos referindo às pessoas que agem contra as leis, a moral ou a ética. Se fosse isso, não haveria nada a comentar, pois seriam, simplesmente, ações de delinquentes, amorais ou anti-éticos. Esse não é o caso, pois, tenho escutado muito esse  discurso contra a normalidade vindo de pessoas boas e corretas em suas atitudes e de bom comportamento social.

   Vamos ao segundo significado de normal: “Natural”.

   Acho ótima essa definição, segundo ela, ser natural seria vivermos de acordo com o que verdadeiramente somos, com nossos gostos, nosso estilo, valorizando nossa forma de pensar, de sentir e de agir, apreciando nossas crenças e valores, sem precisarmos nos comparar a ninguém. É sermos seguros e gostarmos do que somos, sem que, por isso, precisemos ser contra ou menosprezemos outras maneiras de ser. 

   Quando nos aceitamos bem, não ficamos preocupados em parecermos diferentes dos outros, pois já o somos. Sob esse ponto de vista, ser fora do normal é ser fora do natural, não é ser diferente da maioria, é ser diferente de si mesmo. Quando somos o que realmente queremos e escolhemos não é necessário dizer que somos isto ou aquilo, basta sermos, isto é, quando vivemos em perfeita concordância com nossa própria natureza, podemos ser e nos considerar, com todo orgulho, “naturalmente diferentes... e diferentemente normais...

Rosa Carmen

Nenhum comentário:

Postar um comentário