terça-feira, 29 de março de 2016

OS ESCOLHIDOS E OS PRETERIDOS...

   OU TUDO OU NADA...


          Se as coisa são inatingíveis, ora, não é motivo para não querê-las.
       Que tristes os caminhos se não fora, a mágica presença das estrelas!
                    (Mario Quintana)

      E imprescindível que haja bem estar e justiça para todos os seres humanos
na Terra. E é muito louvável que nos preocupemos com essa questão tão importante, que tenhamos compaixão e que procuremos, sempre que possível, trabalhar para ajudar na realização desse ideal que ate hoje nos parece uma Utopia, bem distante da nossa realidade terrena.

       Muitas pessoas discursam apaixonadamente e algumas delas batalham tentando alcançar esse objetivo. Que ótimo para a humanidade que existam esses seres!!!

       No entanto seria bom perguntarmos: será que todos, que vivem dizendo se preocuparem com os problemas do mundo afora, também mostram preocupação com os sofrimentos e problemas das pessoas próximas a elas, seus parentes, amigos ou apenas conhecidos? Será que se compadecem do fato dessas pessoas conhecidas estarem passando por problemas financeiros, afetivos, físicos, emocionais, mentais... Será que, nesse caso, tentam fazer alguma coisa para ajudá-las? 

       Existem várias formas de sofrimento, existem muitas pessoas precisando de vários tipos de ajuda, as vezes bem simples, pode ser apenas a força de uma palavra, uma conversa, um convite, uma atitude carinhosa, qualquer demonstração de interesse e afeto.

       Mas sabemos que é bem mais fácil sermos solidários com desconhecidos, até chorarmos ouvindo relatos tristes ou assistindo cenas dramáticas pela TV! Difícil é conviver com o sofrimento dos que nos são próximos, mostrarmos nossa solidariedade para com eles em qualquer situação, sem nos sentirmos incomodados e constrangidos.

      Resta saber se ao falarmos da nossa preocupação com as injustiças e sofrimentos do nosso mundo, estamos realmente preocupados com o bem estar dos seres humanos ou se estamos usando essa preocupação apenas com a intenção de demonstrarmos uma atitude “política” ou “religiosa”. Em ambos os casos essa seria uma atitude puramente racional, fria e vaidosa. Sem nenhum amor no coração.

      É justo que as nossas atitudes egoistas discriminem escolhidos e preteridos em nossa busca por um ideal de justiça na vida terrena?
     
      Pensemos nisso com carinho...


 Rosa Carmen



                                             Como bem disse Osho (Bhagwan Shee Rajneesh)
:



  “A sua vida deve derramar-se até os outros. A sua felicidade, a sua bem-aventurança, o seu êxtase, não deveriam ficar confinados dentro de você, como uma semente. Deveriam abrir-se como a flor e espalhar sua fragrância indiscriminadamente, para todos... Isso é compaixão verdadeira, amor verdadeiro: compartilhar os seus tesouros com todos...” 

2 comentários:

  1. Grande Osho mesmo! Mas se foi só isso que valeu a pena no meu texto... Podia, pelo menos ter me agradecido pela citação, nem que fosse por mera delicadeza, né?... Mesmo assim, obrigada por participar!

    ResponderExcluir