sexta-feira, 15 de abril de 2016

PSICOLOGIA DO NOSSO TEMPO ATUAL

PSICOLOGIA JUNGUIANA NOS TEMPOS ATUAIS

     “A luz que brota dos eventos (tanto internos como externos) só é visível quando o ego se encontra em estado de vacuidade, isto é, no deserto. Através da janela de uma casa fortemente iluminada à noite é impossível enxergar as estrelas. Basta apagar a luz elétrica e elas se tornam visíveis...” Edward F. Edinger
Tenho sentido ultimamente muita falta de termos uma avaliação psicológica do momento que estamos passando em nosso país. Uma avaliação isenta de paixões políticas! Pois, diante dos exageros de ódios contra oponentes, por um lado, ou de culto e adoração a algumas pessoas, por outro, tenho achado que estamos vivendo algo que vai muito além do que uma simples divergência de ideias e ideologias.

   Andei tentando saber se existem grupos de psicologia, principalmente junguiana, pensando e pesquisando sobre isso, mas não consegui nenhuma informação. Acho mesmo uma lástima se não existirem entre nós alguns analistas, que ajam como agia C. G. Jung, com o interesse que ele demonstrava por esses assuntos na época dele, para se fazer um estudo mais aprofundado sobre essa conjuntura difícil e complicada que estamos atravessando em nosso país. Pois o nível que estamos vivendo, atualmente, de raiva, agressividade e falta de respeito pelas outras pessoas, em todos os sentidos e de todos os lados é fora do comum, nunca vistos antes pela minha geração que, aliás, já é bem antiga...  
   Um dia desses uma pessoa perguntou se tinha gente brigada uma com a outra em nossa família por causa de política, porque na dela tinha sim, como também nas de todas os seus outros conhecidos. Na minha família brigados, brigados propriamente não tem, mas alguns familiares mudaram de atitude em relação a outros, tem uns que até te evitam e demonstram claramente que, em relação às pessoas que compartilham a mesma ideologia do coração deles (as), estarás sempre em segundo lugar... rsrsrs... Como diz o ditado: “o que dá pra rir dá pra chorar...”
 
   Além disso, a violência está se espalhando, não só entre os defensores deste ou daquele Partido. Aqui no Rio de Janeiro muitos assaltos são acompanhados de morte, e a coisa tá pegando fogo em comunidades que já foram pacificadas. Há lutas no campo... Há um clima geral de agressividade explícita, não mais contida. Enfim, sem querer ficar especificando cada detalhe, estamos vivendo um clima próximo de guerra!

   Podem sempre existir mil avaliações e explicações políticas e sociológicas para as atitudes e reações de uma população em crise, mas diante do destempero, da raiva e da intolerância que estamos vivendo atualmente no Brasil, a começar das próprias autoridades maiores do país, tudo fica muito preocupante. Portanto, importa tentar buscar o que se passa no íntimo da nossa alma, pois o poço parece ser bem mais fundo!

  Está acontecendo algo bastante complicado, sério e fora do comum com a psique coletiva do nosso povo. Algo diferente do que já foi há tempos atrás. Não que fossemos tão bonzinhos assim, mas o nosso comportamento está mudando bastante, e para pior...

   Será que podemos chegar à uma resposta satisfatória sobre como anda a mente mais profunda do nosso povo? Que nos ajude de alguma forma?
   Só vamos saber se nos afastarmos um pouco dos acontecimentos e nos desligarmos das mesquinharias e das trocas de injúrias do dia a dia que estamos vivendo e tentarmos descobrir o que está nos levando a um comportamento tão irado, belicoso, cada vez mais  egoísta, e que nos impede de sermos um  povo mais justo, mais honesto, respeitoso e equilibrado. Visto que, sem esses atributos nenhum sistema político e social dará certo, jamais funcionará para o bem da comunidade.

  Precisamos apagar o excesso de luzes que estão ofuscando o nosso olhar, para podermos enxergar e viver o que há de melhor em nossa alma...


Paz para todos,
 Rosa Carmen

Nenhum comentário:

Postar um comentário