quinta-feira, 10 de março de 2016


SERÁ QUE MERECEMOS?

O fruto da retidão é árvore da vida,
e aquele que conquista almas é sábio. 
(Provérbios 11:30)

“A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma...”
                                                                      (Platão)

É insuportável que, quando alguém critica a desonestidade de políticos e membros do governo do PT, a resposta dos que os apoiam seja o eterno discurso de que os outros partidos também agiram ou agem de forma desonesta, como se isso desculpasse e justificasse os integrantes do PT por
terem feito o mesmo, e assim ninguém pode criticá-los...

Ora, ora pessoal... as vezes em que votei no Lula e na Dilma (até 2010) foi exatamente por achar que o governo deles seria diferente dos demais... Agora, além da decepção de ver como agiram, é duro termos que ouvir tamanhas barbaridades...

O mais triste de tudo isso nesse momento político do Brasil, diante do quadro distorcido por todo tipo de desonestidades e falta de caráter dos políticos, dos governantes, de empresários e outros mais, é não vermos saídas que possam melhorar essa situação. E o pior é que vemos essa atitude se espalhando por Estados e Prefeituras e em todas as camadas sociais. Os mais fracos de caráter costumam pensar que, se os poderosos fazem, porque também eles não podem fazer?...

Nosso país está vivendo uma crise profunda de valores, os mais básicos necessários para uma existência digna dos seus cidadãos. Estamos órfãos de bons líderes políticos confiáveis, após confirmarmos, sem dúvida alguma, nos últimos 13 anos, que: “nada era o que parecia ser... “ Fomos enganados, ludibriados, mas não podemos perder a esperança.

O que está acontecendo no Brasil vai muito além da visão limitada que temos da Política... Essa situação faz parte da nossa cultura, da nossa mentalidade...

Segundo o filósofo grego Aristóteles, o homem é um animal político na medida em que se realiza plenamente no âmbito da Polis, pois a “cidade ou a sociedade política” é o “bem mais elevado” e por isso os homens se associam em células, da família ao pequeno burgo, e a reunião desses agrupamentos resulta na cidade e no Estado (“Política”, cap.I, Livro Primeiro)

Indo mais além ainda, sabemos que a nossa mente controla nossas ações, mesmo sem percebermos. E quando estamos pouco conscientes do que representam nossos atos, sem noção das forças inconscientes que nos controlam, podemos fazer estragos na vida das outras pessoas e mais ainda em toda a sociedade em que vivemos.
 
 O psiquiatra suíço C.G. Jung falou muito claro sobre isso:
“A psicologia do individuo corresponde à psicologia das Nações. As nações fazem exatamente o que cada indivíduo faz individualmente; e do modo como o individuo age a nação também agirá. Somente com a transformação da atitude do indivíduo é que começará a transformar-se a psicologia da nação. Por isso nós precisamos entender melhor a natureza humana, porque o único perigo que realmente existe é o próprio homem.”

 
Portanto somos todos responsáveis pelo que acontece dentro da Nação em que vivemos... Mais do que criticar e reclamar (é claro que não vamos deixar de fazer um pouco disso, senão não teria o que mudar...), cada um de nós precisa encontrar seu caminho para reconstruirmos nosso país, com honestidade e bom caráter.

E o filosofo Platão dizia: A punição que os bons sofrem, quando se recusam a agir, é viver sob o governo dos maus. Procurando o bem para os nossos semelhantes encontramos o nosso.”

Creio piamente que não somos só carne e ossos... Somos seres com alma...Com Ânima *...

Ânima! Alma! Espírito! Essência, Núcleo, Energia! Sopro Vital!  

Que o nosso povo encontre a Luz da verdadeira vida, que possamos viver nesta terra brasileira com mais pureza d’alma e dignidade...

Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?


Pode ser que, um dia, aconteça um Milagre e a Luz se faça para todos...

 

 * A palavra Ânima ou sua variação Animus são originários do Latim, e tanto animus como anima podem ser traduzidos por "alma" ou "mente", dependendo do contexto em que se encontrem. A raiz latina animus é cognato em grego de anemos, vento, respiração. E do sânscrito Aniti: Ele respira! Ele vive! Ele possui Alma!

 

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário