terça-feira, 15 de maio de 2012

GRAÇAS!


                      
DEO GRATIAS

                              Se tens medo de não merecer a graça
                              Do amor, da paz, da proteção,
                              Recebe o dom da vida com alegria
                             Se formos gratos pela Criação,
                             Podemos encontrar a harmonia

        Costumamos nos sentir gratos quando algo de muito bom nos acontece, seja pela ação de outras pessoas ou pela Graça Divina, que acredito estarem entrelaçadas. Desse jeito tendemos a achar sempre que só devemos agradecer pelas coisas boas que recebemos da vida, as que consideramos dignas do nosso reconhecimento, e paramos por aí. Um exemplo disso é quando passamos por situações difíceis, que nos fazem sofrer e nos deixam desconfortáveis, os acontecimentos desagradáveis nos aborrecem tanto, nos tomam tanto tempo, que nos esquecemos de agradecer os bons momentos, estes podem até passar desapercebidos, ficam enevoados pela importância que damos às contrariedades.
        Um dia me pediram para falar sobre gratidão e fiquei pensando se seria possível agradecer à vida, incondicionalmente. Ai, como é difícil termos essa reação tão positiva diante do indesejado, o que mais queremos nessas horas ruins ou sofridas é nos vermos livres do incômodo, blasfemando contra o problema. Evidente que não me refiro a situações muito graves, que só poucas pessoas enfrentam de cabeça erguida e, ao chegarem no limite de suas forças, conseguem se superar agindo quase como heróis. Refiro-me aqui às contrariedades do dia a dia, algumas mais suportáveis, outras nem tanto, experiências que teríamos condições de contornar e, na maioria das vezes, revoltados, as transformamos em dramas sem fim e nos deixamos levar pelo impulso de só reclamarmos tentando afastá-las de qualquer forma. Melhor seria se pudéssemos agradecer desde o início, acreditando que nada é por acaso, confiando em que tudo o que vivemos possui uma razão, um sentido, e ligam-se como uma teia que forma o caminho do nosso processo de evolução. Todas as vezes em que aceitamos, com paciência e dignidade, os momentos difíceis e penosos em nossas vidas, vendo-os como uma oportunidade de aprendizagem, podemos receber valiosos tesouros de recompensa.
        Fui descobrindo que, quando o sentimento de gratidão nos envolve plena e incondicionalmente, traz um bem estar gratificante e melhora muito nossa percepção de toda a existência, pelo menos diminui a sensação de carência, de falta, de perda e de abandono que nos acompanha a cada dor ou frustração. Essa experiência despertou em mim um sentimento forte de respeito e encantamento, percebi que se conseguirmos realizar tal proeza, a vida se nos revela como um bem muito mais nobre e sagrado do que possamos imaginar. Acredito piamente no poder divino que a fez surgir de um milagre extraordinário, como uma prova de amor, de um amor sem limites do Criador por si mesmo e por suas criaturas, e sermos gratos por esse amor significa termos uma atitude de reverência fraternal e amorosa diante da nossa existência, aceitando, sem revolta, todos os mistérios e paradoxos que fazem parte dela. Quem somos e o motivo pelo qual estamos nesta vida pode permanecer um mistério, mas ao crermos, ou mais que isso, ao sentirmos do fundo da alma, que devemos sempre agradecer por estarmos aqui, novos horizontes se abrem à nossa frente, expandindo a nossa visão espiritual. 
  É um aprendizado longo e difícil para todos nós, mas o valor dessa gratidão e a plenitude que ela nos proporciona nos leva ao encontro da nossa essência. Ao agirmos assim tudo pode se modificar e as experiências alegres ou tristes, as realizações e fracassos, amores ou desenganos passam a ser vistos como fazendo parte de um mesmo pacote e tendo uma boa razão de ser, sem elas não seríamos nós mesmos, não teríamos referências nem chances de aprender, de transformar e de crescer.  Sermos sinceramente gratos tem o poder de funcionar qual uma magia, despertando uma nova consciência, nos ensinando, aos poucos, a compreendermos o nosso fado, a entendermos melhor suas mensagens, a ouvirmos seu chamado nos entregando ao seu fluxo vital, sem nadarmos contra a corrente, confiantes de que, apesar dos pesares, estamos recebendo todas as Graças que nos cabem, da forma que necessitamos. 

Que possamos fazer!

Graças a Deus!

Rosa Carmen

Um comentário: