domingo, 16 de junho de 2013

EM QUEM CONFIAR?


 PROTESTAR É PRECISO...

Nesses últimos dias vêm acontecendo vários protestos
populares em algumas cidades brasileiras. As pessoas estão indo para as ruas reclamar, em princípio, contra os aumentos das passagens dos ônibus, mas sabemos que vão além disso, que há muita insatisfação da maioria do nosso povo em relação à política social e econômica do governo atual. Estou de acordo com os insatisfeitos, mas não tenho intenção de falar diretamente de política, nem muito menos dos políticos, todos já sabem o que acontece em nosso país e não precisamos ficar repetindo.

Quero falar do ser humano. Quem já viveu bastante para assistir a uma boa parte da história do Brasil ou quem, mesmo bem jovem, curte ler sobre história, fica sabendo que o que vem acontecendo no governo atual não é nenhuma novidade. Ao lembrar de tudo o que vivemos desde que me entendo por gente e até agora, a impressão que tenho é de que vivemos como no filme “O Feitiço do Tempo” (aquele do dia da marmota...), no qual o principal personagem acordava sempre no mesmo dia, sem conseguir mudar a situação.

E sabemos que tem sido assim desde o princípio da República, só tem mudado o cenário e os nomes dos personagens e há uma piora progressiva. Citando um dito popular: “A merda continua a mesma, as moscas só mudam de lugar.”

Portanto, a experiência nos mostra que não podemos confiar em que algo vá mudar ao mudarmos as pessoas que nos governam. Mesmo que algumas delas sejam bem intencionadas, existe toda uma estrutura montada, todo um esquema organizado para continuar funcionando de acordo com os interesses escusos da maioria que chega ao poder, e alguns conseguem até se perpetuar nele.

Sem dúvida, é preciso mesmo que protestemos, e muito! Mas que nosso protesto não se reduza a reclamar de fulanos e sicranos... Estamos precisando ir às ruas, para reclamarmos e alertarmos todos os seres humanos de que se não houver uma mudança real em seu interior que os tornem mais dignos, íntegros, honestos, generosos, compassivos e respeitosos com a própria espécie, estaremos nos encaminhando para um desastre total...

Que façamos esses protestos de todas as formas possíveis, em todos os momentos em que haja condições, que esta seja uma atitude verdadeira e consciente, que os que creem no espírito estejam acompanhados de suas orações... e que cada um não esqueça de se incluir nesse alerta...


Que sejamos abençoados, orientados e protegidos!

Rosa Carmen



Para completar, a voz de um poeta...

PODRES PODERES
(Caetano Veloso)

Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Motos e fuscas avançam
Os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais...

Ou cada paisano
E cada capataz
Com sua burrice fará
Jorrar sangue demais
Nos pantanais, nas cidades
Caatingas e nos gerais
Será que apenas

Os Hermetismos Pascoais
E os Tons, os Mil tons
Seus sons e seus dons geniais...
Nos salvam, nos salvarão
Dessas trevas e nada mais...

Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Morrer e matar de fome
De raiva e de sede
São tantas vezes
Gestos naturais...
Eu quero aproximar
O meu cantar vagabundo
Daqueles que velam
Pela alegria do mundo
Indo  mais fundo,
Tins e Bens e tais...

(Justa homenagem a Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Milton Nascimento, Tim Maia, Jorge Ben e tais...)



2 comentários: