terça-feira, 25 de junho de 2013

TRANSFORMAR É PRECISO


PROJEÇÕES...
   



    Nosso primeiro olhar de crítica tende a ser sempre para os outros, isso se chama “projeção”. Mas, poderia servir também como uma forma de vermos o mais profundo do nosso ser, afinal, “o outro é nosso espelho”. Por isso há tantas dificuldades em todo tipo de relacionamento. Todos estamos envolvidos nessa teia, sem exceção, é dureza sairmos dela, é penoso aceitarmos nossos enganos, encararmos o pior de nossas sombras, e assim continuamos projetando todos os defeitos humanos nas outras pessoas, competindo, criando ódios por qualquer coisa e exigindo delas o que nem sempre fazemos, sem nunca nos sentirmos responsáveis pelos males do mundo. Esse é o princípio dos conflitos, de todas as guerras, quando as pessoas jogam nas outras uma agressividade desmesurada e a maioria é levada ao limite dos piores sentimentos, agindo sem qualquer ética ou moral.

   No entanto, e por isso mesmo, se for nosso desejo viver com um pouco mais de harmonia, seria bom meditarmos qual é o nosso ideal de ser humano, como achamos que deveriam funcionar as comunidades da Terra e como vemos a nós mesmos vivendo dentro desse esquema que, em teoria, tanto valorizamos. Pensarmos, se afinal, agimos de acordo com o que pregamos...

  Temos vivido, desde o princípio dos tempos, cada um se achando o único a merecer todas as benesses da vida, de preferência sem dar nada em troca, como que afirmando: Eu sou o Sol, e o mundo deve girar ao meu redor!
   O que aconteceria se aceitarmos que, como os demais, também temos muito o que aprender e melhorar para fazermos parte desse mundo ideal?



  Se conseguirmos olhar para nosso intimo, sem auto-complacência, mas numa crítica construtiva, com tolerância e compaixão, e depois olharmos todos ao nosso redor dessa mesma maneira, talvez, um dia quem sabe, as sombras se desvanecerão e, ao nos sentirmos mais limpos e íntegros, teremos mais direito de exigir melhorias em nossa sociedade e até poderemos enxergar mais luz em nosso próximo.


 Daí em diante estaremos realmente vivendo num mundo em transformação, que possa melhorar em todos os sentidos...




 Buena Dicha!

 Rosa Carmen

Nenhum comentário:

Postar um comentário