quinta-feira, 30 de outubro de 2014

PLEBISCITO OU REFERENDO???

      MUITO A SER EXPLICADO...


        Todo Anjo é terrível.
         E assim me contenho e retenho o apelo
         do meu soluço sombrio. Ai, a quem podemos
         dirigir-nos? Aos anjos não, nem aos homens...
         Os animais astutos já notaram
        que nós não somos confiáveis neste mundo definido...
             (Reiner Maria Rilke - Elegias de Duíno)

 É muito sério o que está sendo discutido atualmente sobre fazemos reformas
políticas usando o Plebiscito ou o Referendo. O Plebiscito é uma consulta onde o povo irá dizer quais os pontos principais do nosso sistema político que devem ser reformados e de que maneira; o Referendo é uma consulta popular onde uma proposta de Reforma é formulada pelo Congresso, apresentada ao povo, e este vai dizer se concorda ou não com aquela proposta. Todos os dois são bem complexos para o eleitorado de qualquer país... O nosso Congresso, lamentavelmente, não é visto como confiável, no entanto é composto pelas pessoas que nós elegemos, pois somos uma Democracia Representativa...  Mas se, apesar disso, achamos que o Congresso não nos representa, quem iria nos representar? Quais as pessoas que decidiriam e formulariam as questões a serem apresentadas? A questão principal é exatamente esta: Que gente é essa que vai conduzir e formatar o Plebiscito? E mais, quem irá escolher esse pessoal?

E quem vai explicar para os eleitores o que significam essas reformas, falando honestamente, sem tentar manipulá-los? Se nem conseguimos eleger um Congresso confiável, em quem mais vamos confiar? Estou colocando isso aqui porque realmente não vejo como confiar num Plebiscito sem os eleitores estarem bem conscientes do que estão escolhendo, pois a complexidade das questões que devem ser formuladas é muito grande, sobre temas que escapam, naturalmente, ao pleno entendimento da maioria dos eleitores.

A forma de conduzir essa consulta vai ser determinante no seu resultado, e conhecemos bem as eleições no nosso país... Sabemos do marketing e da montanha de dinheiro que vai ser despejada nisso para beneficiar grupos de interesse. E então, tudo isso teria alguma coisa diferente da forma como escolhemos o Congresso Nacional?

E quem vai fazer as Leis de acordo com o resultado do Plebiscito?... O Congresso?

Temos conversado muito sobre esse assunto aqui em casa e gostaríamos muito de ter respostas satisfatórias sobre essas questões.

Salve o Brasil!

Rosa Carmen


        






2 comentários:

  1. Querida Rosa, este assunto é muito delicado e devemos ter muito conhecimento e muita cautela. Bj

    ResponderExcluir
  2. Claudia, querida, por isso mesmo estou colocando esse assunto aqui... Interessa a todos nós e precisamos pensar muito nele com clareza, honestidade e verdade... Bjs.

    ResponderExcluir