domingo, 6 de julho de 2014

PRECONCEITO...

QUEM PODE JULGAR?

    Estava pensando sobre os preconceitos do ser humano, porque se fala
muito sobre os mais comuns, mas existem preconceitos absolutamente contra tudo... E entre os menos conhecidos encontram-se aqueles contra as doenças e os doentes... Isto mesmo, preconceito contra o fato de alguém adoecer e, dependendo da doença, você passa a ser considerado como alguém de menor categoria... Entre as pessoas espiritualistas pode piorar um pouco, você passa a ser visto como alguém "ruim", de má energia, um baixo astral total, de quem devemos procurar nos afastar o máximo possível.

    Por causa dessa atitude já conheci pessoas que, ao adoecerem, procuravam ocultar que estavam doentes, evitavam se expor diante dos outros. Ou então ficavam o tempo todo tentando encontrar uma explicação que valorizasse o fato de ter adoecido, que tornasse sua doença algo digno de uma pessoa boa, para não se sentirem tão desvalorizadas. Os espíritas costumam ter algumas ideias sobre isso para  consolarem os doentes, para que estes parem de pensar que estão “merecendo” passar por coisas ruins.

    Acho tudo isso um absurdo, uma prova de quanto ainda estamos espiritualmente atrasados nesse mundo. Afinal, o que nos dá o direito de julgar os “merecimentos” dos outros? Quem somos nós para dizer quem é bom ou mau? Quem é mais ou menos digno? Quem merece ou não merece passar por coisas boas ou ruins? E no entanto, muitos agem assim o tempo todo.

    Não temos que esconder nossas mazelas com medo dos maus julgamentos alheios, nem  precisamos provar nada a ninguém, pois somos todos iguais, somos seres humanos passando pelas mesmas experiências, cada um do seu jeito, do jeito que deve ser a história de cada um, para que possamos aprender e evoluir para melhor, sempre...

    Ou alguém acha que pode ser juiz da humanidade?

Boa Sorte


Rosa Carmen

Um comentário:

  1. Juízes da humanidade jamais, mas de si mesmos, até que pode ser né!? Mas daí surge outro porém, como refinar a interpretação dos dados e gerar escolhas cada vez mais adequadas!?

    ResponderExcluir