domingo, 10 de março de 2013

O SIGNO SOLAR ATUAL

O SIGNO DE PEIXES



O Sol se encontra no signo de Peixes desde o dia 19 de Fevereiro passado. Peixes é o terceiro e último signo do elemento água (os outros são Câncer e Escorpião), e rege a décima segunda casa, a última da mandala zodiacal. A casa 12 é o local do nosso eu mais oculto, do silêncio total, das profundezas do mar, dos segredos que mantemos escondidos no fundo da alma.


Regido por Netuno e tendo Júpiter como co-regente, o Peixes representa o último estágio da nossa aprendizagem na Terra, ligando o espírito à matéria. Isto nos mostra a importância de olharmos e tentarmos entender a nossa evolução nesta vida através da Astrologia.  O caminho que  percorremos entre o Áries (primeiro signo do Zodíaco) e o Peixes (o último), nos leva por uma via circular, numa Mandala em que o início e o fim se encontram, num movimento que não deve ser fechado, mas espiralado e atemporal. Para quem acredita que reencarnamos, ao alcançarmos o ultimo signo do Zodíaco, poderíamos estar em nossa última reencarnação. Sendo assim, as pessoas regidas por esse signo deveriam estar no ultimo ciclo da evolução humana, já em condições de unir os opostos que representam o Bem e o Mal nesta vida. Mas a maioria dos humanos parece encontrar-se longe disso e vamos vivendo no meio termo, atingindo, por enquanto, muito mais os extremos inferiores do que os mais elevados.


Quando mais evoluídos, ao usarmos a energia pisciana do nosso mapa, temos condições de vivenciar as melhores virtudes e alcançar um grande progresso espiritual. No entanto, quando menos evoluídos, podemos nos sentir completamente confusos, volteando em círculos em busca de uma saída nunca encontrada.


Tudo isso vale para quem tem Sol em Peixes, mas também para quem tem o Ascendente e, em menor grau, a Lua, Mercúrio, Venus e Marte nesse signo, ou tendo, na casa 12, Netuno e esses planetas pessoais, da mesma forma, ter Netuno


Como cada mapa possui as 12 casas e os 12 signos, cada um de nós pode, independente de sua data de nascimento, observar sua própria jornada e evolução nessa vida e buscar a melhor forma de enfrentar esse desafio, sabendo que sempre teremos mais uma chance.  


 Essa idéia é muito bem descrita em versos do poeta T. S. Eliot: 


“E o final de toda nossa busca será chegar aonde nós começamos e ver o lugar como se fosse a primeira vez”.


Apreciação de um(a) pisciano(a) sobre si mesmo: 


Sou filho de Netuno, como os seres das águas mais profundas, da morada do silêncio. Não é por acaso que, muitas vezes, me fecho e me guardo, me resguardando dos ruídos do mundo exterior. Nesses instantes, desejo demais estar apenas comigo mesmo, mergulhar em outras dimensões do ser. Minha percepção do mundo é extraordinária, extremamente sensível a tudo o que se passa ao meu redor, preocupo-me realmente com o próximo, sinto-me solidário com a dor do outro, identifico-me com o infortúnio de uma coletividade e consigo compartilhar do sofrimento dos que me cercam. Essa empatia com o outro me traz uma capacidade imensa de entender o que ele sente, provocando em mim sofrimento e compaixão e me envolvendo numa onda de sentimentos intensos de desejo de ajudar, de resolver, de afastar os males e as dificuldades que existem em nosso planeta.


Nesses momentos não faço nenhum julgamento, vejo-me igual a todos. Procuro agir com humildade, amabilidade e delicadeza. Busco amar de forma incondicional e perdoar facilmente. Aceito fazer sacrifícios, ajudando e defendendo pessoas ou causas.


Funciono qual uma antena parabólica, que tudo absorve. Muito intuitivo e místico, costumo ser um visionário, um sonhador, acredito que podemos, através da fé e da devoção a uma força espiritual maior, transformar vidas e mover montanhas. Posso me tornar um missionário, pois consigo me desapegar de tudo e me dedicar a qualquer trabalho voluntário, servir ao próximo torna-se para mim tão importante como o é para meu oposto Virgem. Sinto-me atraído pela área da saúde, creio que seria um bom terapeuta e curador. Possuo poderes mediúnicos e facilmente consigo desligar as amarras da mente e entrar em contato com outras dimensões. E como é bom sonhar, imaginar, transcender a matéria! Não que eu renegue a matéria, sei apreciar os encantos da criação divina na terra, mas minha imaginação me leva ao intangível, às visões mais deslumbrantes, me enleva e me ajuda a criar. Meus talentos são inúmeros e toda espécie de arte me agrada.


O perigo é quando me deixo levar por muitas fantasias e avalio mal o que se passa, perdendo-me nas brumas da ilusão e da confusão, ou tendo comportamento ocioso, cheio de manias, escapista e, nesse caminho, chego ao uso exagerado de bebidas e drogas para fugir do tédio do cotidiano. Posso criar dependência a toda forma de vícios, inclusive ter mania de fingir, mentir, enganar e tornar-me desonesto . Fico muito crítico e hostil como meu signo oposto Virgem. Neste caso, o meu  “silêncio” respeitoso, sábio, receptivo, aberto à divindade e à iluminação, torna-se negativo, representando dificuldade de comunicação ou fuga da realidade, ou ainda uma atitude de desprezo, de negação, de indiferença e desamor.


Muitas vezes confuso, insensível, egocêntrico (Netuno), ambicioso, arrogante e orgulhoso (Júpiter), imaginando sempre realizar grandes coisas, acredito ter “ideias brilhantes” que nunca coloco em prática, e termino me sentindo como um “gênio incompreendido”. Desiludido e amargo por não realizar meus sonhos, passo a me sentir vítima do destino ou de pessoas ao meu redor. Nesses casos, melindro-me com qualquer coisa, torno-me muito susceptível a tudo e a todos, criando mágoas e ressentimentos. A partir daí, a boa e intensa energia espiritual, que poderia levar-me à superação do ego, se esvai e desenvolvo um ego fraco, inseguro e indefinido, impressionável e facilmente influenciável. Os outros podem me achar enigmático e fechado e, muitas vezes, fico mal humorado.  


Já me disseram que possuo charme e sedução. Um poder magnético (estilo Escorpião), no meu caso, acompanhado de suavidade no olhar. Não tem a ver com beleza, é algo indefinido que traz carisma e atrai os outros. Mesmo assim, as vezes, sinto-me um pouco tímido e carente, gostaria de também ser cuidado ao invés de só cuidar. Possuo tendência ao romantismo e posso querer e estar sempre em busca de um ideal inalcançável no amor e em vários setores da vida. Internamente sou um artista... vejo a vida como uma “Grande Obra de Arte” mesmo que não realize nada externamente. O cinema, a poesia, a dança e a fotografia me fascinam!


Quando desperto para as coisas do espírito, busco ardentemente a salvação da minha alma, procuro conhecer todos os caminhos que possam me levar a Deus, busco os Mestres desta e de outras dimensões e tento levar outros discípulos para o aprendizado. Nesse caminho posso viver o êxtase, atingir o Nirvana. Acredito no Homem Universal, na Unidade da Vida, no Amor incondicional, na Proteção Divina e em Anjo da Guarda!!!!!




Devemos evitar que o nosso lado pisciano fique perdido, circulando entre esses extremos: santidade, genialidade e loucura.


  Há uma frase do psiquiatra inglês R. D. Laing que se ajusta bem às polaridades do Peixes:




 “Místicos e loucos encontram-se no mesmo oceano, porem os místicos nadam, ao passo que os loucos se afogam.”


  Que possamos aprender a nadar no oceano da Vida...  Com as boas energias de Netuno e Júpiter:




TRANSPARÊNCIA -  REFINAMENTO – PURIFICAÇÃO – SUTILEZA – GENTILEZA – APREÇO – ASSISTÊNCIA – ENCANTAMENTO – DEVOÇÃO- INTROSPECÇÃO – COMPAIXÃO - ALEGRIA – SANTIDADE – HUMANITARISMO – JUSTIÇA – BRANDURA – AFETIVIDADE – GENEROSIDADE -  AMOR...     COMPREENSÃO – EMPATIA – COMPAIXÃO – SENSIBILIDADE SUPERIOR - AMOR DEVOCIONAL – PAZ – COMPREENSÃO CURA...




No dia de hoje, 10/03/2013, amanhã (quando teremos Lua Nova), temos no Zodíaco, além do Sol, mais 5 planetas no signo de Peixes (Lua – Mercúrio – Vênus – Marte e Netuno) e ainda o Kiron, um dos asteroides mais importantes para a Astrologia.Marte sairá de Peixes na madrugada do dia 12 e a Lua por volta das 08:00h da manhã desse mesmo dia.


Diante de tudo o que já foi dito, o que mais se pode dizer sobre essa tremenda energia que está nos envolvendo agora e de como podemos usá-la da melhor forma?... Vamos buscar na poesia, que é algo bem pisciano?
Que cada um saiba encontrar o seu tom...a sua imagem ...o sabor que lhe traga maior paz e harmonia...




Boa Sorte!




Rosa Carmen


-----------------------------------------------



DOIS TEMPOS – UMA VIDA

Amanheceu, desperto...
Abro portas e janelas
A luz se espalha
Ilumina além dos objetos...
Clareia as sombras
que acompanharam meu sono
E moveram os sonhos,
Embalaram meu ser
Perdido em vales desconhecidos         
Ao encontro de seres estranhos
Vindos não sei de onde
Num vai e vem complexo...
São imagens escondidas
Nas profundezas da alma
Quero lembrar as histórias
Não têm nexo.
Procuro manter a calma.

Num suspiro de lamento
Penso se foi fantasia
O mundo vígil me chama
Exigindo o cumprimento
Das obrigações do dia
Tudo soa sempre igual
Na longa monotonia. 

A mente voa... o corpo reclama
Como soltar dos grilhões
Que me impedem de sonhar,
Fugir do mundo que chama?       
Incomodam os ruídos
Que chegam por todo lado 
E nos mantém distraídos

Ao redor, vultos se movem,
Cores e sons se entrelaçam
Ainda é sonho?
Não há fatos que comprovem,
As horas passam...
Marcando um instante dual...
Dois tempos de vida incertos
Qual deles é o real?
Em qual estamos despertos?

TUDO E NADA TÊM O MESMO SENTIDO,
PORQUE A TOTALIDADE, POR SER INDEFINIDA,
SE PERDE NO NADA INDISCRIMINADO...

----------------------------------------------------------


Senhor, vem convidar-nos,
estamos prontos a dançar em nossa caminhada
dançar estas contas, este jantar a preparar,
esta vigília em que teremos sono...
Dançar, por teu amor a dança do trabalho,
e a do calor, e depois a do frio.
Se certas árias são em tom menor,
nós não diremos que são tristes,
se outras nos deixam um pouco sem fôlego,
não diremos que são de arrasar.
E se um ou outro nos esbarra, não faremos caso,
sabendo que é assim mesmo quando se dança.
Dá-nos viver nossa vida,
não como um jogo de xadrez, onde tudo é calculado,
não como uma competição onde tudo é difícil,
não como um teorema que nos quebra a cabeça,
mas como uma festa sem fim,
onde nosso encontro se renova,
como um baile, uma dança,
entre os braços da Tua Graça,
na música universal do Teu Amor.

(”Senhor, Convida-nos para dançar” -Madeleine Delbrêl – 1904/1964)



Um comentário: