segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O MUNDO E OS ASTROS


NOS TEMPOS DE AGORA

Já falamos sobre esse assunto aqui, mas vale a pena repetir. Nosso planeta passa por um momento tenso, em que muitos acontecimentos, por todos os lugares, nos tem deixado preocupados e apreensivos.

Podemos não querer encarar o que é pouco agradável, mas será que adianta tentar fugir de nós mesmos para evitar o inevitável?

Desde o ano de 2010 está havendo um aspecto super tenso entre Urano em Áries e Plutão em Capricórnio. É um aspecto que, além de poder provocar agressividade e violência (guerras, lutas pelo poder, quedas de governos...), tem também relação com incêndios, explosões, queimaduras. Urano representa o Céu, o Espaço... e Plutão, seu neto, é o Senhor do Hades, deus dos mortos e das profundezas da terra. Atualmente Urano se encontra no signo de Áries, do elemento fogo... que simboliza o início, o despertar, combate... luta... ação... e Plutão está em Capricórnio, regido por Saturno, signo do elemento terra, o que melhor representa nosso planeta, a natureza da qual fazemos parte, a nossa realidade física... simboliza as limitações, dureza, pedras... rochas... envelhecimento, final dos tempos... ruínas... sofrimento.
O planeta Urano tem analogia com magnetismo, eletricidade, choques, raios, trovões, explosivos, radioatividade, acidentes. O signo de Áries, regido pelo planeta Marte, simboliza luta, violência, fogo, pólvora, incêndio, queimadura, acidentes... O planeta Plutão tem analogia com destruição, aniquilação, fatalidade, perigos, violência, multidão, vulcões, erupções, convulsões da natureza, força máxima, alta potência. Urano é o futuro, Áries é a força propulsora... Plutão transmuta... transforma... Capricórnio controla, organiza, constrói, realiza, concretiza. 
Para a Astrologia esse é um aspecto de grande impacto para todos, e o mais importante é sabermos que essa energia faz parte do nosso mundo interior. Todo esse processo é simbólico, os planetas do nosso sistema solar encontram-se em algum lugar dos nossos mapas astrais, mostrando onde podem influenciar nossas vidas através de suas energias e quais os seus efeitos em nossos sentimentos, pensamentos, emoções. O Urano e o Plutão que imaginamos estarem se desentendendo no Cosmos, provocando eventos externos, também fazem morada em nossas almas. O que isto pode representar para o ser humano?
A resposta deve vir de cada ser humano, faz parte desse processo e precisamos nos conscientizar de que podemos e devemos participar dele, para não nos tornarmos joguetes nas mãos do destino.O que acontece no astral não é diferente do que se passa conosco, é uma representação da nossa história e, neste caso atual é como se existisse um movimento de conflito e tensão entre Céu e Terra... crises que pedem mudanças... como se forças do inconsciente coletivo nos exigissem ações renovadoras e regeneradoras que transformem o mundo... nos libertem da ganância, do egoísmo, da mesquinharia para construir um futuro promissor...Mas a luta é sofrida... maltrata... expande e contém... queima e congela... convulsiona... subverte a ordem interna e, ao mesmo tempo enrijece, oprime e surpreende. Traz ímpeto e coragem para os confrontos, vontade de mudanças, desejo de liberdade... tensão, agitação, raivas, mágoas... revoltas... imprudência e medo, fobias... obsessões, muitos temores indeterminados criados por nossa falta de fé e confiança de que haja algum sentido nessa existência...
Para nos ajudar, neste momento, Netuno, Senhor dos mares está em Peixes, signo regido por ele, Marte, deus da Guerra, também está no mesmo signo e o Sol se aproxima deles, brilhando com galhardia. Mercúrio, Marte e Saturno se entendem bem com Plutão...E Júpiter, com Urano, circula em harmonia...
Esses aspectos podem aumentar nossa fé, ânimo e entusiasmo e nos levar a boas ações, ajudando a alargar, reforçar e renovar nossa mente e espírito. Melhoram a resistência física e a capacidade de enfrentar perigos, de domar as dificuldades e de fazer sacrifícios pelo bem comum. Bom para manutenção ou recuperação da saúde em geral. Geram energias com forte capacidade transformadora e regeneradora. Através deles, por um lado há o reforço do mundo ctônico, das profundezas da Terra e também o apoio e a solidez da realidade que vivemos na superfície, por outro lado nos vem ajuda do mundo sutil, imaterial e invisível trazendo condições de desapego, solidariedade, compaixão e delicadeza. Neles, céu e terra se entendem com sabedoria e maturidade e podemos chegar à luz...

Precisamos encontrar o caminho da união, mas, antes, é preciso que cada um encontre seu caminho de amor e paz...Compreendendo que toda perturbação e todo embate externos nascem primeiro no coração do Homem.


Boa Sorte para todos.

Rosa Carmen




SABEDORIA

É verdadeiro, sem subterfúgio, certo e íntegro. Aquilo que está em cima é igual ao que está embaixo e o que está embaixo é igual ao que está em cima, para realizar o milagre de Uma única coisa.
E como todas as coisas foram criadas por Um, do mesmo modo todas as coisas surgiram deste Um por adaptação.
O pai é o Sol, a mãe é a Lua.
O Vento carregou em seu ventre, a Terra é sua ama.
É o pai de todas as maravilhas deste mundo imenso. Seu poder é perfeito. Ao se lançar na Terra, separará o elemento Terra daquele do Fogo, o sutil do grosseiro.
Com grande sagacidade ascende suavemente da Terra ao Céu.
Novamente desce à Terra e une em si o poder das coisas superiores e inferiores.
Assim tu possuirás a glória do brilho de todo o mundo e a obscuridade se afastará de ti.
Isto é a fortaleza de toda força, pois supera toda coisa sutil e penetra toda substância sólida.
Assim o mundo foi criado.
Deste modo adaptações maravilhosas serão alcançadas.
Por esta razão me chamo Hermes Trismegistus, já que carrego as três partes da sabedoria universal.


(Tábua de Esmeralda – de Hermes Trismegistus)

(Baseado em várias traduções compiladas por Jon Marshall)







Nenhum comentário:

Postar um comentário