quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O SIGNO DE VIRGEM

O SOL ESTÁ EM VIRGEM

"Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
 
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, propícia estação
De fecundar o chão..."
   (Milton Nascimento)

 
Saudemos nossos amigos virginianos!!!


 PARABÉNS A TODOS!
    
   No hemisfério norte, onde a astrologia baseou seus estudos, o verão encaminha-se para o seu final. 
   Neste momento os frutos encontram-se prontos para serem colhidos e servidos a todos os seres vivos da terra, trazendo-lhes a saciedade e as substâncias necessárias para  mantê-los vivos e saudáveis.
   Este signo é representado por uma virgem que segura ou um ramo de trigo ou uma espiga que representam o trabalho árduo, do plantio e da colheita, que se repete todos os anos. Tem a ver com o mito grego de Deméter (Ceres para os romanos), a deusa da agricultura e  Perséfone, a filha que ela teve com Júpiter. Perséfone ou Core foi raptada por Plutão (senhor do mundo subterrâneo, do mundo das trevas). Desesperada, pela perda da filha, Deméter abandonou sua posição de deusa do Olimpo e afirmou que não permitiria que a vegetação crescesse nem voltaria ao convívio dos imortais enquanto sua filha não lhe fosse entregue de volta. Como a ordem do mundo estivesse em perigo, Zeus (Júpiter) pediu a Plutão que devolvesse Perséfone. Assim chegou-se a um consenso: Daí em diante a deusa filha passaria seis meses com o marido e seis meses com a mãe. A terra cobriu-se instantaneamente de verde. 
          “Deméter é, pois, a Terra-Mãe, a matriz universal e, mais especificamente a mãe do grão. Sua filha Core é o grão mesmo de trigo, alimento e semente, que, escondida por certo tempo no seio da Terra, dela novamente brota em novos rebentos. Plutão é a projeção dessa semente, sendo, assim também um deus da riqueza agrária.” (Junito Brandão – Mitologia Grega, Vol.I).

          O virginiano em todos os momentos, em tudo o que faz, costuma agir como um bom agricultor, analisa, cataloga, separa, discrimina. Busca incessantemente a perfeição. Esmera-se para encontrar o ponto certo em cada tarefa que realiza, aquele que imagina ser o melhor e o mais harmônico. Para isso é um atento observador de tudo o que se passa ao seu redor, nada escapa à sua atenção.
     Virgem faz parte da tríade do elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio); na mandala zodiacal, rege a casa 6 (trabalho, hábitos e saúde). Como um signo de terra, traz praticidade aos que nasceram sob sua égide e facilita para que sejam bem resolvidos no campo material. Virgem é regido por Mercúrio como o signo de Gêmeos, porém, um Mercúrio mais maduro, mais sério, mais exigente. 
   As pessoas nascidas com o sol neste signo, costumam ser bons trabalhadores e esperam reconhecimento disso. Quando bem resolvidos, dão importância ao  cumprimento do dever, com dedicação integral, o trabalho para eles é sagrado, é um ideal de vida. Ao invés de vê-lo como um sacrifício, vêm nele um sacro-ofício (um ofício sagrado). Eficientes,  podem ser especialistas em várias categorias profissionais, principalmente como médicos, enfermeiros e outros mais da área da saúde e também professores, escritores, matemáticos, pois são detalhistas e precisos.

  Quando pensamos o que seria um estado de disponibilidade, podemos pensar na atitude de alguém vivendo positivamente a energia virginiana. Portanto, são muito prestativos, possuem em sua natureza o princípio da boa vontade e, por isso, podem ser às vezes exigidos demais pelos que lhes são próximos e têm dificuldade de dizer um “não” quando são solicitados. Preocupam-se com a própria saúde e a dos outros. Seguem uma rotina de vida criativa que não lhes enfada nem lhes causa estresse, pois sentem prazer em todas as tarefas do dia-a-dia. Cuidam-se bem, procuram ter boa alimentação, cultivam uma boa saúde. Para eles, tudo precisa ser melhorado, aperfeiçoado. Nessa busca da perfeição, podem sentir dificuldade em aceitar os seus próprios erros e os das outras pessoas.  

   Vivida de forma negativa, a energia de Virgem pode provocar uma baixa autoestima, pois o excesso de exigência consigo mesmo e com os outros faz com que a pessoa nunca esteja satisfeita, aumentando a sua frustração diante de qualquer engano ou erro ou quando não se sente reconhecida e prestigiada. Nesses momentos, deprecia-se, fica tímida e desanimada, sente medo de ser notada. Pode tornar-se um trabalhador compulsivo, nervoso, crítico e julgador em excesso. Tem tendência à hipocondria, acaba tomando toda espécie de remédios. Pode ficar com mania de limpeza, com medo de adoecer, de pegar um víros ou, ao contrário, torna-se desleixada e tem pouca higiene. Pode sentir-se vítima e explorada pelos outros. Viver com desorganização, ociosidade, preguiça, superficialidade e falta de cuidados com a saúde. 

   Mesmo agindo de forma prática e objetiva, o bom virginiano, em sua busca da perfeição, um atributo celeste, torna-se alguém que desenvolve uma elevadíssima procura interior e espiritual. Como signo oposto ao Peixes, possui também a necessidade evolutiva do último signo do zodíaco e, ao mesmo tempo, sendo  Virgem o signo que se encontra logo abaixo da linha do Ascendente, no meio da jornada zodiacal, depois dele iniciamos uma escalada maior, mais intensa e profunda, na nossa busca pelo divino, na nossa jornada para a iluminação.

Estamos agora em época de colheita! Todas as sementes que plantamos nos últimos meses estão espalhando seus frutos em nossas vidas, aproveitemos da melhor forma possível, com alegria e gratidão!  É um momento de sermos receptivos e prestativos, de aprendermos a aceitar os outros como são sem muita crítica nem julgamentos, sem grandes exigências, momento de valorizarmos e agradecermos a Deus por cada instante e cada experiência do nosso dia-a-dia, de abrirmos nossos corações e permitirmos que nossos corpos e nossos espíritos sejam alimentados por todas as bênçãos e riquezas nascidas da nossa Mãe-Terra ou descidas dos céus. Assim estaremos cuidando da nossa saúde física e da espiritual, uma necessita da outra.

    Um momento de depuração e busca de aperfeiçoamento em todos os sentidos, de aprendermos a dar, a receber e a agradecer!

 TRABALHO - APRIMORAMENTO - EFICIÊNCIA - UTILIDADE - SAÚDE - ACEITAÇÃO - BUSCA DA PERFEIÇÃO E DE CONFIANÇA EM SI MESMO -  INTERESSE PELA ECOLOGIA

Rosa Carmen
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário