domingo, 24 de junho de 2012

NOVO SIGNO


O SIGNO DO CÂNCER

O Sol se encontra no signo de Câncer.

PARABÉNS CANCERIANOS!!!

Como presente, um poema que mostra alguns dos sentimentos relativos aos nativos desse signo e que são também sentimentos de todos nós, vividos em vários momentos da vida.
Aqui temos um poeta nascido com o Sol no signo de Gêmeos e tendo em seu mapa natal o Mercúrio (regente de Gêmeos) no signo de Câncer. Encontramos no poema abaixo um bom exemplo de como esse Mercúrio em Câncer o influenciou.
Bem sei que todas as mágoas
São como as mágoas que são
Parecidas com as águas
Que continuamente vão...

Quero, pois, ter guardada
Uma tristeza de mim
Que não possa ser levada
Por essas águas sem fim

Quero uma tristeza minha
Uma mágoa que me seja
Uma espécie de Rainha
Cujo trono se não veja.

      (
Fernando Pessoa
)

------------------------------------------------------------------------------

No Hemisfério Norte é verão, momento de clima caloroso e reconfortante, quando os dias são mais longos e o sol, mais intenso e brilhante, traz vitalidade aos frutos. Portanto, por lá, estamos na estação das frutas, que precisam ser bem cuidadas para que possam crescer viçosas. Para nós, do hemisfério sul, o Solstício do Inverno refere-se ao instante exato do Sol entrando no signo de Câncer.
O signo de Câncer traz o simbolismo do caranguejo (do Latim, “câncer”) que tem a ver com a rígida carapaça da qual esse animal é revestido. Sua constituição, aparentemente forte e impenetrável, é um recurso da natureza para proteger a vida em formação. Suas pinças representam o “forte e protetor abraço materno”, ao mesmo tempo que defendem os filhos, propiciam-lhes condições de sobrevivência. Portanto, Câncer representa a matriz, as condições primordiais da existência que precisam ser protegidas para serem preservadas.
Câncer, o quarto signo do Zodíaco, o primeiro do elemento Água, é também símbolo dos mares, das lagoas, dos rios, fontes, espelhos d’água e do leite materno e da seiva vegetal. Regido pela Lua, representa as mulheres, as mães, o feminino, o lado yin de todos nós. Refere-se aos mais intensos sentimentos e profundas emoções provocados pelas reações que costumamos ter diante de todas as experiências que passamos neste mundo. A Lua, nosso belo satélite, é o regente desse signo e significa para nós, terráqueos, uma força indiscutível, representa um dos aspectos do arquétipo da Grande Mãe e povoa fortemente o nosso imaginário desde os povos mais primitivos. Uma deusa de dupla face e vários nomes:

SELENE – ARTHEMIS – HECATE – LILITH

O Câncer rege a casa 4 da roda zodiacal e esta é a casa da família, dos antepassados, da herança genética, refere-se ao nosso passado, do mais próximo ao mais longínquo. Por isso o canceriano, às vezes, vive muito no passado, apegando-se em demasia a ele e, portanto, possui uma ligação muito forte com o lar e a família, sem que isto queira dizer que as relações familiares sejam sempre  boas, podem ser ou não. Mas, serão sempre intensas e tomarão um bom tempo de sua vida e um gasto imenso de sua emoção. Junto com Capricórnio, o seu oposto e complementar, Câncer faz parte do eixo parental, a figura materna, presente ou ausente, representada pela Lua, será sempre muito poderosa. Saturno, regente de Capricórnio, costuma representar o pai no horóscopo, apesar de estas duas figuras poderem trocar as representações.
Cancerianos tendem a ter um lado bastante reservado, cheio de segredos, e, precisam de momentos só para si, mas, ao mesmo tempo, sentem necessidade de ligar-se a outras pessoas, de se envolver com o mundo exterior, não curtem muita solidão. São pessoas que precisam de aconchego, abrigo e segurança. Quando sentem-se inseguros costumam ficar buscando a atenção para si e podem querer fazer, mesmo adultos, o eterno papel de filhos. Podem comportar-se de forma infantil. Controladores, teimosos e mandões, tentam fazer chantagens para conseguirem o que desejam. O excesso de sensibilidade provoca lamúrias, ficam carentes, cheios de medos e susceptíveis a tudo, magoando-se facilmente.
A influência do signo de Câncer, vivida de forma mais positiva e saudável, terá outra conotação, tornando a pessoa extremamente receptiva, afetuosa, doadora e acolhedora. São pessoas que tornam-se “mães” de todos aqueles de quem gostam. Querem proteger os outros, educar, alimentar. Costumam ser excelentes anfitriões.
Emocional, sensível e perceptivo, o canceriano pode “ouvir” coisas e ter “visões”. Possui uma poderosa antena psíquica, tem capacidade para captar o que se passa no seu entorno, assimilando todas as impressões, por isso deve tomar cuidado com as situações em que se envolve. Precisa saber proteger-se. Podem ser bons atores, educadores, políticos (a casa 4 representa também a Pátria). Possuindo uma rica imaginação, podem tornar-se escritores ou poetas. Bom também para arquitetos, decoradores, urbanistas, além de profissionais das áreas de alimentação e hotelaria. Desejam e possuem condições de serem muito populares em tudo que fazem (Lua pode trazer popularidade).

 Assim falaria de si mesmo um canceriano típico:

“Quando os sentimentos tomam conta do meu ser, as emoções explodem e revelam a raiva e a mágoa contida, mal consigo respirar e as lágrimas jorram facilmente para aliviar a dor sentida. Sou a eterna vítima de um mundo mau e traiçoeiro. Nesses momentos de carência, sinto-me frágil e desvalido e resmungo o tempo todo, reclamando do meu destino ingrato. Minha família não é aquela que eu gostaria nem esperava ter e costumo ver no exterior as causas de meus infortúnios. Aliás, costumo colocar no meu próximo culpas por meus males e responsabilidades que seriam minhas e não consigo aceitar. Com essa atitude, crio aversões e repulsas inexplicáveis contra algumas pessoas. O passado me persegue e, de vez em quando, me bate uma nostalgia doída de um tempo perdido no espaço, que pode ter existido, ou mesmo algum tempo que não sei dizer quando existiu, como se fosse de outros lugares ou de outras vidas. Todas essas emoções tendem a me trazer complexos, ansiedades e medos, fazendo com que eu tente controlar tudo ao meu redor para me sentir mais seguro e, as vezes, uso de algumas artimanhas para conseguir ter as pessoas sob meu controle. Por outro lado, quando sou contrariado, posso sentir necessidade de me fechar e fugir do contato exterior.
No entanto, quando uso bem a minha intuição e tenho plena consciência do meu plano na terra, permito que surja a minha natureza carinhosa, amável e geradora. Aprendo a curtir e viver o presente, a me sentir responsável, não só por mim mesmo, também por meus semelhantes, os quais passo a olhar com olhos maternais. A partir dessa descoberta, do despertar do sentimento acolhedor vindo da energia da Grande Mãe, vou querer nutrir, educar, proteger, agregar, unir a todos como uma grande família. Vou tentar armazenar, junto a todos, as provisões que acho necessárias para que nosso mundo seja salvo e não perca seus valores. Daí por diante, minha história e meu passado serão a história e o passado de toda a humanidade. Com essa visão do mundo, crio condições de me tornar um líder, que não seja de um povo, poderá ser de uma pequena comunidade ou, pelo menos, de um pequeno núcleo.
==========================================
Assim, este é um momento em que o ambiente familiar, os assuntos domésticos e a força do feminino e do instinto maternal encontram-se em evidência. Tempo de cuidarmos do nosso lar, da nossa casa externa e da nossa casa interior, onde guardamos os sentimentos e as emoções mais caras e reservadas, cuidar de limpá-las, arrumá-las, abrindo as janelas físicas e as portas da alma para que entrem os raios de sol, a luz que ilumina e aquece a nossa vida, procurando vivenciar o que há de melhor nessa energia circulante. Perdoando e, se possível, esquecendo todas as mágoas. Buscando descobrir o que nos agrada ou desagrada a cada momento, o que nos une ou nos faz sentir desunidos com as outras pessoas, ou seja, entender o nosso nível de tolerância e o porque da nossa intolerância diante de todas as experiências que vivemos. Essas reações são consequências de nossa sensibilidade, da nossa susceptibilidade, da intuição, inspiração, de tudo o que diz respeito à força lunar em nosso mapa astral.
Antes de mais nada, façamos deste um momento de “colhermos” e “armazenarmos” em nossa vida provisões de PROTEÇÃO – SENSIBILIDADE – INTUIÇÃO – ACOLHIMENTO – AFETO E DOAÇÃO –São provisões valiosas que nos alimentam a alma e aquecem o coração!!!
Palavras chaves do signo de Câncer:     

LAR  -  MÃE  -  FEMININO - PÁTRIA  -  FAMÍLIA  - EMOÇÃO 

Como sempre, o efeito de tudo isso recai com mais força sobre quem possua o Sol, o Ascendente, a Lua e outros planetas em Câncer, no seu Mapa Natal. Mas todos nós temos o signo de Câncer e a Lua (seja em que signo for) em nossos mapas, portanto, todos somos influenciados pela energia astral deste momento.

Muita alegria, luz, paz, amor!

Rosa Carmen

Nenhum comentário:

Postar um comentário