quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O NOVO SIGNO


SAGITÁRIO

    O Sol se encontra no signo de Sagitário.

           “Sem sair de casa,
           Conhece-se o mundo,
           Sem olhar pela janela,
           Vê-se o Tao do Céu.
           Quanto mais longe se vai,
           Menos se sabe.
           Por isso o sábio não precisa viajar
           e, no entanto, sabe tudo...”
                   (Lao-tsé > Tao-te King)

       Chegamos ao nono signo do Zodíaco, o terceiro da trilogia do fogo. Aqui já ultrapassamos oito portais e conseguimos vencer as intempéries do caminho desde o começo, o encontro com o fogo, a terra, os ventos e as águas. A fogueira acesa em Áries foi se expandindo em Leão e evoluindo em Sagitário, onde tornou-se um imenso e ardente braseiro que nunca se apaga.
    Regido por Júpiter, o grande Zeus para os gregos, o maior do Olimpo, Sagitário é representado pela figura de um centauro, um ser mitológico (meio homem, meio cavalo), empunhando um arco e flecha. A flecha ou “sagitta”, em latim, em seu sentido ascendente, procura o alvo no infinito, simbolizando a ligação entre o céu e a terra, é a vontade de eterna expansão. A palavra  “sagio”, saber, sabedoria, representa a infindável busca de conhecimento o desejo, de algo maior e universal, que têm as pessoas nascidas sob a influência desse signo, seja pelo Sol, pela Lua, pelo Ascendente em Sagitário ou por fortes aspectos de Júpiter em seus mapas natais.
   O mito do centauro, nos leva a Quíron, filho de Saturno com uma ninfa, quando este transformou-se em um cavalo para poder enganar sua mulher Cibele. Quíron tornou-se conhecido por sua sabedoria de vida, seu amor pela natureza e seu interesse pelo comportamento humano e por curar os doentes. Era o filósofo, o professor, o médico, o sábio. Numa luta para ajudar Hércules foi ferido por uma flecha envenenada. Como prêmio, tornou-se um imortal, mas, apesar de conseguir curar as dores alheias, sua luta maior seria para curar a própria ferida. O centauro faz a ligação entre o animal e o humano e a flecha une a Terra ao Céu, a matéria ao espírito.

    Vamos tentar pensar em como usamos a energia desse signo em termos humanos:
   Quando a alegria nos invade e nos anima, sentimos um ardor no coração, o fogo de uma energia que se expande, guiada pelo bom humor, bem estar, pela fé, pela busca apaixonada de objetivos que alarguem o sentido da existência, é porque estamos vivenciando plenamente o poder sagitariano que existe em todos nós. Mas, a fé deve ser institucionalizada ou os milagres da vida nos provam o contrário? Podemos, as vezes, ser muito vaidosos, fanáticos, arrogantes, querendo a todo custo estarmos com a razão e nos acharmos os melhores; ou podemos abusar do poder e da autoridade que nos é dada diante dos mais fracos. Sem percebermos, agimos de forma exagerada, sem limites, somos, simplesmente o máximo e, quem sabe, contamos histórias para além do real?...tipo: quem conta um conto, aumenta um ponto...ou histórias de caçador!
 Amamos a cultura, estamos sempre a pensar, estudar, ler, meditar, escrever... Como bons filósofos, somos buscadores eternos de respostas que nunca satisfazem nossa imensa sede de saber, estamos sempre questionando e nem sempre sabemos o porquê. Mas, muitas vezes, achamos que já sabemos tudo e que ninguém mais pode nos ensinar nada. Saber o quê, afinal? Onde queremos chegar? O que queremos atingir, a Verdade? A minha verdade ou a sua verdade? Agindo com sabedoria, descobrimos que existem mil perguntas sem respostas e milhões de verdades representando uma só Verdade que é de todos e não é de ninguém...
  Ensinar e aprender são a mesma coisa, mas precisamos antes ser mestres de nós mesmos para encontrarmos nossos mestres externos e um dia podermos ajudar outras pessoas como simples instrutores e aprendermos mais ainda com elas, tendo em vista que a Vida é a maior Mestra e somos eternos aprendizes. E a Justiça? Conseguimos ser justos com todos ou fazemos julgamentos de acordo com nossos interesses? É olho por olho, dente por dente ou sabemos tolerar e perdoar? Temos o direito de sermos condescendentes só com nossos amigos e ao mesmo tempo exigirmos disciplina e ordem no resto do mundo, de acordo com a lei? A Justiça deve ser igual para todos.

    Dirigidos pela energia sagitariana, descobrimos que a sorte está ao nosso lado, é só fazermos a nossa parte. Não costumamos brigar contra o destino, esperamos sempre que os problemas se resolvam, que haja sempre uma solução. Encaramos a vida com confiança e otimismo. Acreditamos num futuro promissor.
  Gostamos de estar apaixonados, mas nem sempre nos adaptamos a vínculos e compromissos mais sérios, detestamos cobranças, ciúmes e possessividade, pois amamos a liberdade e possuímos um coração levemente aventureiro. Somos impacientes com o que nos desagrada, contestamos bastante, somos impulsivos, reagimos rápido, como todo signo de fogo.
  Viajar é um imenso prazer, longas viagens que nos tragam novas descobertas e aquisições culturais, que aumentem nossa visão do mundo. Generosos, procuramos compartilhar as nossas descobertas e assim, podemos terminar falando demais. Fazemos ardorosos discursos defendendo nossas convicções, querendo convencer a todos das nossas certezas e, muitas vezes, não aceitamos ideias contrárias às nossas. Podemos ficar radicais. Seja como for, tudo é feito e vivido com muito entusiasmo, isto é, com exaltação, arrebatamento! Se cremos no espírito, por inspiração divina, partimos famintos, confiantes e esperançosos ao encontro com o sábio oculto que nos fala e nos orienta, o Mestre escondido em nossas almas.
   Portanto, este é um momento de aumento de interesse pelos valores culturais, de abertura de novos horizontes mentais, ajudando o ser humano a se identificar cada vez mais com o seu meio social, coletivo e universal. Contamos com essa força a mais para nos levar a descobrir novos significados para a vida, esclarecendo tudo o que se encontra obscuro e nos fortalecendo com aquilo que conhecemos, aprendemos e experimentamos. Precisamos, antes de tudo, ser generosos com nós mesmos, confiando que nossos mestres e nossos protetores estão iluminando nossas mentes e espíritos para sermos mais dignos, justos e sábios, e só então podermos ser realmente os doadores ou mestres que ansiamos ser em nosso mundo. E dentre todos os impulsos para evoluir e crescer nesta vida, podemos expandir nossa consciência e passarmos a ver muito além do comum, do conhecido, empreendendo longas viagens, não só físicas, mas mentais e espirituais. Essas viagens podem ir além do corpo, não têm lugar nem tempo certo, é nosso espírito em busca de outras esferas, saudoso de outras dimensões, vagando pelo infinito....
O lado negativo disso tudo é, sem percebermos, expandirmos demais também o nosso ego, aumentarmos o orgulho, a vaidade e agirmos de forma arrogante, dogmática e sectária.  
  Júpiter, regente de Sagitário, encontra-se no signo de Gêmeos (signo oposto e complementar do Sagitário), aumentando a vontade de nos relacionarmos, nos comunicarmos, de entrarmos em contato com o outro, com o mundo lá fora, de sermos mais sociáveis. É um momento de valorizarmos mais o nosso lado mental e as vivências intelectuais, com leituras, dando ou assistindo palestras, conferências, ter longas conversas, trocas de ideias, mas procurando evitar os excessos verbais ou pularmos de um assunto para outro de forma superficial. Tentemos fugir também de nos prendermos a preocupações que levem a pensamentos recorrentes, obsessivos. É bom não nos deixarmos perder em muitos devaneios que podem levar à dispersão mental e à falta de atenção. Afinal, o centauro atira a flecha na direção das estrelas, mas seus pés estão firmes na terra.
   Júpiter em Gêmeos ajuda a realização de viagens curtas e longas, proporcionando uma boa variedade de experiências, ampliando nossos horizontes sociais, intelectuais e espirituais.
  O signo de Sagitário e seu regente, o planeta Júpiter, costumam trazer sorte, boa disposição, satisfação e ajudam a reforçar nossa fé e esperança na vida. 
Aproveitemos essa energia, iluminada e brilhante que traz bom humor, otimismo e boa vontade, para vivermos de forma mais alegre e jovial. Vamos ouvir música, cantar dançar, namorar!!!
  Procuremos ser espontâneos, íntegros e honestos em nossas mensagens, todas as que passemos direta ou indiretamente, através de  palavras, atitudes e ações.
  Para sabermos desfrutar o que há de melhor nesses tempos, estejamos atentos à força energética ígnea em ação atualmente (até 22/12/2012):

EXPANSÃO – JOVIALIDADE – OTIMISMO – ENTUSIASMO – RELIGIOSIDADE – ESPIRITUALIDADE -  IDEALISMO – GENEROSIDADE – JUSTIÇA – SABEDORIA – BOM HUMOR – ALEGRIA – FORÇA MENTAL E PSÍQUICA – ÊXITO -  RIQUEZA – PROSPERIDADE - ABUNDANCIA...
                 BOA SORTE PARA TODOS!

   
    Rosa Carmen

Nenhum comentário:

Postar um comentário