sexta-feira, 27 de abril de 2012

COMUNICAÇÃO


REDES SOCIAIS

     Por incrível que pareça, em um mundo onde os meios de comunicação estão cada vez mais desenvolvidos e evoluídos, os seres humanos estão se comunicando cada vez menos. Em todas as situações e em todos os lugares, podemos sentir a diminuição de uma  comunicação em que as partes interajam de verdade.
     Andei pensando muito ultimamente sobre como têm funcionado as chamadas "redes sociais"... Quando comecei a participar delas pensei que seriam locais de relacionamento, onde conheceríamos pessoas com as quais poderíamos conversar e trocar idéias, pessoas diferentes, de todas as raças, credos, idades diversas, dispostas a bater papo e a se entenderem umas com as outras...bem, se neste momento você, que está lendo isso, começou a rir de mim, tem toda razão: é isso mesmo, estava totalmente iludida, no mundo da Lua.... Foi tolice achar que essa novidade provocaria algo de novo e melhor em nossa forma de nos relacionarmos, por dar-nos a chance de fazermos isso de longe, com menos atritos e competições.
     Nesses locais tornamo-nos "amigos" de pessoas que não conhecemos, simplesmente por serem amigos de nossos amigos... pessoas estranhas para nós como somos para elas... algumas mais que outras, isto é, você pode já ter ouvido falar de alguém, mas essa pessoa nunca ouviu falar de você... no entanto torna-se sua amiga! Isso pode ser muito complicado num mundo em que as pessoas pouco confiam umas nas outras, algumas desconfiam até de suas próprias sombras e, no entanto, aceitam essa "amizade" virtual que, no fim das contas, se torna totalmente fake.  São relacionamentos fantasmas, onde não há conversas, não há diálogos, as pessoas ou trocam algumas palavras particulares entre si, ou simplesmente fazem citações de textos ou frases de pessoas famosas, escritores, filósofos, gurus, sem dúvida alguma seres especiais, mas de preferência aqueles que estão bem longe de nós ou que já morreram! As opções que temos de respostas, bem aceitas pela maioria, são curtir ou exclamar: “que beleza, que lindo, fofo, adorei, amei...”, além dos indefectíveis...rsrsrs...hehehe...hahaha...kkkk...e assim por diante, pois, se houver qualquer tentativa de opinião, seja ou não discordante, a tendência é haver um corte na comunicação. Portanto, se está proibido pensarmos por nós mesmos e expressarmos nossos sentimentos, não há mais troca de idéias! Parece que a maioria das pessoas não pára mais para pensar, tem preguiça de refletir sobre a vida. Pode ser que muitos  se sintam inseguros de ir em busca de suas respostas e, assim não chegam às suas próprias conclusões ou se constrangem de colocá-las em questão. Ao citarmos, o tempo todo, as famosas frases, os pensamentos e longos textos dos “grandes pensadores e mestres da humanidade”, sem colocarmos nada de nossa lavra, é como se achássemos que nós mesmos não fôssemos capazes de raciocinar e pensamos que o que essas pessoas disseram merece mais respeito e credibilidade, portanto valorizam e reforçam nossas falas ou escritos.
     Nada contra os grandes sábios, é quase impossível não apreciá-los muito e não fazer citações repetindo os seus, de fato, preciosos ensinamentos, mas é aí que mora o perigo, pois parece que tudo já foi pensado e dito de tanto que repetimos, quase sempre, as mesmas sentenças, apenas de formas diferentes. Não percebemos que esse é um caminho um tanto ou quanto robotizante, já que evita vivermos sentimentos e emoções criativos que podem surgir, naturalmente, quando desenvolvemos e discutimos, no bom sentido, pensamentos e idéias próprios, pois não pensamos só com a cabeça. Como diziam os gnósticos, o conhecimento não deve ser concebido como um saber racional de natureza científica ou mesmo um saber filosófico da verdade, mas algo que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva, de forma gnóstica, como uma “Gnosis Kardias” (o conhecimento do coração).


     Quando defendemos opiniões, sem radicalismos, sem acharmos que só um de nós tem razão, colocamos esses sentimentos para fora e podemos dar atenção, aceitar e aprender muito com os nossos interlocutores ou oponentes, se assim os considerarmos. Mas a maioria não aceita ouvir as opiniões de pessoas comuns, iguais a elas e, o que é ainda pior, mesmo quem costuma refletir e opinar por si mesmo dificilmente aceita que alguém diga algo mais, tente completar, ou discorde de suas reflexões e citações. Ao agirmos dessa forma, não há receptividade nem troca, parte-se do princípio de que quem se intromete no que dizemos é um chato, inconveniente, é de outra tribo ou está contra nós, quer nos prejudicar e assim por diante... Vamos criando uma espécie de repressão velada, criamos barreiras entre nós e aqueles com os quais não simpatizamos, isolamos pessoas por pura arrogância, não permitindo que possa haver um diálogo claro, verdadeiro e amigável. Desse jeito, tudo vai funcionando nas páginas dessas redes como se estivéssemos lendo páginas de livros ou jornais, com as quais não podemos conversar, tirar dúvidas... trocar... aprender...crescer... amadurecer... Porque introspecção, leituras e vivências só com as pessoas que nos amam e que admiram tudo o que dizemos e fazemos, é medo de enfrentarmos as nossas imperfeições e limitações, é uma forma de defesa que não nos permite evoluir.
     Sabemos que está havendo  um excesso de informação pelo mundo, na mídia, dependendo do assunto, a quantidade de notícias e repetições é tanta que se torna enjoada e estressante. E esse excesso é geral, acontece também entre as pessoas, nos relacionamentos  virtuais e nos próximos, do dia a dia, mas funciona de forma unilateral, isto é, todos falam ou escrevem e pouquíssimos escutam ou se interessam.

     Nesse processo das redes sociais nos referimos e escrevemos muito sobre mil coisas e damos pouca atenção aos nossos “amigos”, sejam os reais ou os virtuais; aliás, amigos continuam sendo apenas os que sempre o foram e algumas pessoas ainda perdem tempo enviando mensagens em tom agressivo e desagradável para todos (pois não discriminam o alvo), alguns desses recados chegam também numa forma dissimuladamente educada, mas não menos agressiva.
     Não querendo dizer com isso que deveríamos colocar somente coisas bonitinhas e engraçadinhas, mas qual pode ser o intuito de ficarmos nos agredindo, nos discriminando, digladiando, guerreando tolamente? O que ganhamos com isso? Deixamos de aproveitar bem essa rede incrível que nos trouxe a oportunidade de nos ligarmos, nos comunicarmos de onde estivermos, de nos unirmos de uma forma que há poucos anos atrás parecia impossível. Nos unirmos não é necessariamente  tornarmo-nos  iguais, homogêneos, mas termos condições de estarmos juntos mesmo separados por quilômetros e, durante essa vivência fantástica, sabermos como tratar as pessoas gentil e educadamente, isto é, com respeito e consideração. Quando nossa atitude é contrária a esta, mostra falta de consciência do que somos espiritualmente ao encarnarmos nessa terra.  


     E, no final das contas, todo esse discurso sobre a necessidade de podermos trocar idéias e discordarmos, educada e tranquilamente, uns dos outros, me lembrou uma frase famosa. Peço licença, pois não posso perder a oportunidade de fazer uma citação que pode valorizar esse texto... Como costumava dizer Nelson Rodrigues, com seu jeito irreverente, com bom humor e com muita propriedade: “Toda unanimidade é burra!” Não precisamos chegar a tanto, nem devemos ferir a susceptibilidade de ninguém, mas podemos avaliar se essa afirmação faz ou não sentido, já que o oposto de unanimidade significa democracia. 
   
     Ninguém é dono da verdade e, sem liberdade de pensamento e de expressão, nosso mundo não teria evoluído, pois juntos pensamos melhor do que separados. Portanto, não espero que todos curtam essa mensagem, mas que, pelo menos, não a ignorem e desenvolvam sua própria opinião e, de preferência, a coloquem aqui.


     Estamos precisando muito lembrar as palavras que tem a ver com o nome desse blog, Uranus: Liberdade, Igualdade, Fraternidade...

     Além disso.. Paz (aproveitando bem a energia de Netuno, atualmente em Peixes).

Rosa Carmen




segunda-feira, 23 de abril de 2012

MOMENTO ASTRAL


    O SIGNO DE TOURO
Eu estou apaixonado
Por uma menina terra
Signo de elemento terra
Do mar se diz terra à vista
Terra para o pé firmeza
Terra para a mão carícia
Outros astros lhe são guia...
(Caetano Veloso)

“Nada melhor do que não fazer nada, só pra deitar e rolar com você.” (Rita Lee)
  Parabéns aos taurinos e muito amor, alegria e beleza na vida de todos!!!
      O Sol está em Touro!Estamos neste momento sob a influência das energias deste signo, o primeiro da tríade do elemento terra (os outros dois são Virgem e Capricórnio), signos relacionados à matéria, que dizem respeito à forma e à estrutura externa dos objetos, ao corpo físico das pessoas, a tudo que existe sobre a Terra, tudo que é visível aos nossos olhos e está ao alcance dos nossos sentidos. São signos que ocupam-se, principalmente, com o que é tangível, observável e sólido, correspondem ao modo sensorial e empírico de ser, são os mais práticos dos quatro elementos. Pragmáticos, preocupam-se em fazer as coisas funcionarem e em dar-lhes limites.
    Touro rege a segunda casa da esfera zodiacal (no plano do mapa astral), o setor que se refere aos nossos valores, desde o mais básico como a moeda de compra e venda, assim como tudo o mais que consideramos importante adquirir para vivermos melhor aqui na Terra. Enfim, aquilo que valorizamos e o dinheiro que ganhamos com nosso trabalho e todas as coisas que ele pode nos proporcionar. Regido pelo planeta Vênus, o mais próximo da Terra e que é conhecido por nós como a Estrela Dalva (quando matutina, aparece ao alvorecer) e Estrela Vésper (quando vespertina, ao entardecer). Vênus era a deusa do amor, da beleza e da fecundidade, simboliza a relação entre os seres humanos, é o símbolo da atração sexual, do instinto natural de fecundação e da geração. Uma deusa que possuía, inclusive, dois perfis, um que inspira o amor comum, material e carnal e o outro inspirador do amor imaterial, etéreo, através do qual se atinge o Amor Supremo. Na mitologia, para os Caldeus era Isthar, comparada a virgem mãe sumeriana, Senhora dos céus e deusa da fertilidade. Entre os gregos, dizia-se que nasceu do sêmen e do sangue que jorrou dos testículos cortados de Urano e que caíram no mar. Da espuma surgiu Vênus, belíssima, numa grande concha.  
   Por tudo isso, podemos perceber que o signo de Touro associa-se ao simbolismo da matéria prima, da substância inicial, ao elemento terra como uma massa portadora de vida, a Terra Mãe. Portanto, Touro representa a beleza, o amor, o prazer e a concretização, além dos nossos valores pessoais e necessários à sobrevivência na terra.
    O taurino, alguém nascido com o Sol neste signo, no seu melhor sentido, possuirá um temperamento forte e generoso, sensual e apaixonado. Terá uma imensa sede de viver e de aproveitar os prazeres que o mundo material proporciona. Nosso lado taurino (todos nós o temos em algum lugar de nossos mapas), nos leva a buscarmos aquela companhia que nos dá alegria e afeto, a só aceitarmos os  alimentos de melhor sabor, a comprarmos a roupa de boa qualidade que nos enfeita e nos faz mais belos, a desejarmos os objetos que mais nos agradam aos sentidos, a apreciarmos sempre o que é  belo, a querermos sempre o que nos encanta e nos traz satisfação e conforto. Uma das características dos(as) taurinos(as) será a busca de uma base segura, a capacidade de reter e acumular recursos de todos os tipos. Na via positiva serão pessoas que vêm o sentido prático das coisas, possuem senso de economia, sabem dar o devido valor a tudo que adquirem, usando a sua capacidade de reaproveitar, restaurar, preservar e assim, economizar o máximo possível. Aliás sabem economizar não só o material, mas também tempo e, portanto, dinheiro. Bons trabalhadores, produtivos, concentrados, necessitam sentir-se úteis, construir coisas sólidas e permanentes. São tenazes e persistentes. Só fazem o que gostam, para fazerem bem feito, senão não fazem. Muitas vezes, nesse caminho não adquirem apenas o que necessitam e deixam-se levar pelo desejo incessante de ter mais e mais, e parecer estar em melhor condição financeira do que realmente estão. Podem também acumular não só dinheiro, mas muitas coisas inúteis. Difícil saber como aceitar as pessoas nos momentos em que elas lhes parecem pouco agradáveis e, assim, as rejeitam sumariamente. Esta é uma energia ligada às nossas posses e à nossa forma de amar, e o amor, para os taurinos, é feito de doações, de trocas e de muito prazer. Prazer que  buscam em tudo o que fazem, prazer que atinge todos os sentidos, visão, tato, audição, olfato e paladar. São, como ninguém, afetados pelas cores, pelos sons, os sabores, pelo equilíbrio e as proporções do mundo que os rodeia. São seres que vivenciam, fortemente, o amor de forma sensual e sensorial, prazerosa e possessiva, desejando ter e reter pessoas e objetos, mas conseguem dividir e compartilhar, independente de quanto possuem, pois a generosidade é uma das boas qualidades de um taurino. Apreciam a natureza em toda sua exuberância, necessitam estar em contato com ela, entretanto precisam aprender a ver também a beleza oculta em tudo que existe.  
      Pela via negativa, como taurinos, tornamo-nos excessivamente teimosos e resistentes às mudanças.  Vivemos o lado ganancioso,avarento e guloso da nossa natureza. E que preguiça, que lentidão! Nessa falta de vontade de agir e reagir, podem ficar improdutivos, não realizarem projetos e anseios, tornando- se interesseiros e oportunistas. Podem guardar rancor e demonstrarem isto abertamente, serem grosseiros no trato social ou se fecharem cheios de mágoas, obsessivos e vingativos (igual ao seu oposto Escorpião). Tendem a ser ciumentos, passionais, frios e materialistas. Acumulam coisas e só se interessam pelo que lhes parece ter alguma utilidade prática. Conseguem agir assim também com as pessoas, usando-as de acordo com seus interesses e suas necessidades, sem gratidão e afeto. Desse modo, vivem mais o lado animal, instintivo e predador.
     Até 21 de Maio a energia solar, no signo de Touro, estará propícia a batalharmos para preservarmos o que possuímos, cuidando bem dos nossos valores, com carinho, sejam eles materiais, afetivos ou espirituais sem, no entanto, nos apegarmos em excesso, procurando sempre dividir mais do que somar. Sermos persistentes em nossos objetivos, em tudo que possamos ter iniciado durante o tempo do Sol em Áries, realizando todo trabalho de forma prática e produtiva, descobrindo de quais qualidades e talentos poderemos retirar alguns tesouros para enriquecermos nossa jornada. Até 08 de Agosto o planeta Vênus, regente de Touro, ficará no signo de Gêmeos trazendo maior suavidade para as nossas comunicações e troca de idéias, nos ensinando a curtir o prazer de uma boa conversa, de forma diplomática e afetiva. É um momento bom para resolvermos problemas e pendências financeiras ou ações na justiça. Como Júpiter continua no signo de Touro até meados de Junho de 2012, terá influência nesta passagem do Sol por este signo. Podemos também ter bons encontros sentimentais, viagens e contatos com cultura e com artes e devemos ter cuidado com gastos excessivos. Júpiter traz expansão. 
     Usando os bons atributos venusianos, vamos descobrir que, quando buscamos, de forma equilibrada, o prazer e a alegria possíveis em nossas vivências terrenas, iremos aproveitar melhor o que houver de mais belo e agradável ao nosso redor, sentindo o “sabor” de cada instante, “sorvendo” toda beleza da natureza e a doçura das relações com os nossos semelhantes, sem esquecermos de provar o encanto do espírito, pois assim estaremos sendo gratos à terra e aos céus por tudo o que estamos recebendo.

            Lembrando as boas qualidades taurinas:

PRATICIDADE – PRESERVAÇÃO – PRODUTIVIDADE – SENSO ESTÉTICO - GRATIDÃO – VALORIZAÇÃO – PRAZER – DOAÇÃO - AMOROSIDADE!!!!!!

Rosa Carmen

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ACEITAÇÃO


COM OLHOS DO AMOR

 Todos queremos ser amados, aceitos e apreciados, mas muitos de nós só apreciam alguém por algum talento ou qualidade especial...Ah, se olhássemos nosso semelhante sempre com olhos de encantamento, fosse ele quem fosse e como estivesse, sem precisar possuir a beleza exterior que escolhemos ser a melhor ou a beleza interior que imaginamos e decidimos ser a mais correta... Encararmos todos os seres humanos sem os julgarmos de acordo com nossos valores e crenças, deixando de ver o mundo espelhado apenas em nossos conceitos...pois achamos sempre que nosso espelho interno é feito do cristal mais puro e reflete a verdade mais verdadeira... Essa arrogante certeza nos embaça a visão e detém as fibras do coração, e assim costumamos avaliar de maneira crítica, dura e fria aqueles que achamos ser diferentes de nós, seja na forma, seja no pensamento ou no sentimento.
 Que bom seria se aprendêssemos a nos apreciarmos uns aos outros simplesmente, como apreciamos as artes e a natureza...se, com a pureza da criança, ao fitarmos o próximo, sentíssemos a mesma emoção e alegria de quando vemos  o nascer e o pôr do Sol... a suavidade da Lua refletida em um lago...a chuva caindo do céu e lavando a terra...a brancura da  neve se espalhando pelo solo...as montanhas cobertas de plantas... árvores... folhas...flores...frutos...milhares de cores... as ondas do mar...o brilho das estrelas no firmamento... o som de uma música ou de um canto, ou o gesto de um querido animal de estimação...
 O mundo que nos cerca e o que guardamos na alma é como um poema escrito pelo Criador para a criatura, que nos une numa mesma misteriosa e fantástica história da qual até hoje não sabemos realmente como começou nem quando terá fim... Se um dia, ainda viventes neste planeta Terra, todos nós nos olharmos sem nos compararmos em nada, livres de qualquer orgulho, inspirados apenas pela força e pela magia da beleza, do amor, da simplicidade e da compaixão com os quais foi construída cada estrofe desse poema épico... se assim acontecer, esse, certamente, será um momento de glória, de resgate total, de cura e de verdadeira felicidade para toda a humanidade!

Rosa Carmen

terça-feira, 10 de abril de 2012

MOMENTO ASTRAL


O SIGNO DE ÁRIES
    O Sol entrou no signo de Áries no dia 21 de Março e ficará nele até o dia 20 de Abril deste ano de 2012.  Estamos passando agora por aquele momento especial  do Equinócio do Outono (para o hemisfério Sul) e do Equinócio da Primavera (para o hemisfério Norte).
  Áries é o primeiro signo da esfera zodiacal e o primeiro da triplicidade do fogo (Áries, Leão, Sagitário). É o fogo-centelha que dispara os outros que virão. Representa o eterno retorno, pois com ele inicia-se o novo ciclo anual após completar-se o movimento da esfera zodiacal com o signo de Peixes. É  o “despertador” do Zodíaco, acorda os outros signos, portanto representa todos os começos, a energia que impulsiona e provoca os movimentos que iniciam um momento de ação renovadora.
 O signo de Áries é regido pelo planeta Marte que, em nossos mapas, juntamente com o Sol representa nossa Energia Vital e, portanto, ajuda ou prejudica nossa saúde de acordo com os aspectos existentes. É o planeta que nos traz a disposição do agir, do fazer, da vontade de realizar e encoraja a humanidade a vencer a inércia.
    O símbolo do Áries é o chifre do carneiro, nesse caso, de caráter solar, que possui um sentido de forte energia, poder, elevação e eminência. Os guerreiros de diversos países (principalmente os gauleses e vikings) usavam capacetes com chifres para ostentar uma força soberana e atrair a vitória nos combates. Outro exemplo desse simbolismo são as telas que retratam Alexandre o Grande e Moisés com chifres no alto da cabeça.

     Marte, na mitologia romana, era o altivo Senhor da guerra, um deus da luta, do combate, um guerreiro, um conquistador em todos os sentidos. Jovem e belo, viveu vários amores, entre eles com Vênus, a deusa da Beleza e do amor, com quem teve o filho Eros, o Amor.
    A lenda de Robin Hood também é associada a energia ariana. O herói da floresta de Sherwood, além de tirar dos ricos para favorecer os pobres, também era brincalhão, simpático e divertido. Um herói atípico, que dizia desaforos e fazia desconsiderações, encontrava alegria na batalha porque valorizava, acima de tudo, o seu objetivo, aquilo que desejava alcançar.
   Áries fala do nosso ego que se afirma e se impõe. O ariano típico e bem resolvido costuma ser ativo, veloz, ousado. Possui uma coragem fora do comum, acompanhada de muita confiança e otimismo. Tudo isso pode torná-lo um líder ou chefe em todos os campos em que atue, pois costuma agir com bastante autoridade demonstrando que sabe o que quer e confia no que faz. De forma mais positiva, são pessoas diretas, sinceras, possuem bom humor e alegria de viver. Cheios de motivação, costumam ter sempre novas idéias para iniciarem novos empreendimentos e para isso são rápidas, eficientes e possuem voz de comando. Ao contrário do seu oposto Libra, não perdem tempo com hesitações, não pensam duas vezes nem medem as conseqüências quando desejam algo. Detestam pendências, estão sempre abrindo caminhos para a próxima tarefa. Não lhes falta facilidade para encontrarem saídas para os impasses e soluções para os problemas.
   Fortes, impulsivos, passionais, os arianos podem ser bons esportistas ou  peritos cirurgiões. Possuem excesso de energia e a usam bem através da força de vontade, velocidade e iniciativa, que os tornam pessoas ágeis, produtivas, seguras de si mesmas e do que querem realizar. Generosos, podem agir como defensores dos mais fracos. Esta é uma energia extremamente yang, agressiva, portanto a mulher ariana dificilmente será alguém dócil e suave e, se não souber como equilibrar essa sua natureza autoritária e tendendo a rude, se apenas tentar reprimir seus sentimentos e impulsos, sua saúde poderá ser prejudicada. É preciso que ela faça um trabalho constante e consciente consigo mesma, respeitando sua natureza, pois os regidos por Marte possuem excesso de energia que não deve ser desperdiçada, precisa ser gasta, bem usada e bem direcionada, caso contrário pode causar doenças.
  Aliás, essa é uma atitude que todos nós devemos ter, seja qual for o nosso signo.
  Mal direcionada a energia ariana gera muita impaciência, autoritarismo, agressividade, raiva, rivalidade e grosseria. Torna a pessoa meio desastrada, machucando-se facilmente, dando trombadas em objetos ou mesmo em pessoas, fere a si mesmo e aos outros. Deve ter cuidado ao dirigir qualquer veículo. Agitada, difícil de controlar, costuma ter reações explosivas. Estraga e desperdiça coisas. Sexualidade exacerbada. A força do Áries é impulsiva e indomável, podendo provocar falta de limites nas ações e falta de respeito e consideração em relação aos outros. Egoísmo que faz pensar só em si e o querer só para si, mesmo quando parece estar fazendo para o outro. Há uma grande necessidade de fazer tudo sozinho, de ser o único e parecer o melhor.

  No entanto, não conseguimos sobreviver na Terra sem a disposição e a atitude ativa do Marte, mas precisamos saber quando e como agir, com calma, tolerância e paciência, nos dispondo a dar lugar também aos outros 
e chances para se colocarem.
   Até 20 de Abril estaremos sob a influência das energias do signo de Áries.
  Este será um bom momento para iniciarmos coisas, para pormos boas idéias em prática, para buscarmos novas soluções para antigos problemas. Agilizar tudo o que anda meio parado, termos coragem de cortar com o que não serve mais e partir para novas situações. É quando podemos tomar decisões rápidas, com segurança, fugindo de impasses. Mesmo dedicando-se ao trabalho, procurar também o lazer, agir com alegria e disposição, de forma jovial, independente da idade que se tenha.
 O planeta Marte está atualmente no signo de Virgem até início de Julho deste ano, bom para o trabalho e para plantarmos novas sementes em nossas vidas.
 É, sem dúvida, um momento de brilho e luz, mas não esqueçamos que a luz ilumina, mas pode cegar, o fogo esquenta, mas pode queimar e o brilho irradia, mas pode ofuscar!
   Aproveitemos bem, com tranquilidade, essa inesgotável energia, lembrando sempre do melhor que o signo de Áries e seu regente Marte nos trazem:

 CORAGEM – DINAMISMO – VITALIDADE – JOVIALIDADE -DISPOSIÇÃO - ESPONTANEIDADE – DETERMINAÇÃO – ATENÇÃO – COMBATIVIDADE – INICIATIVA – SINCERIDADE – ALEGRIA - BOM HUMOR - PRAZER DE VIVER!

Também serve para os Ascendentes em Áries, a Lua e os outros planetas pessoais (Mercúrio, Vênus, Marte) em Áries e alguns aspectos do planeta Marte que podem ocorrer nos mapas. 


Não esqueçamos que todos os mapas são compostos de todos os signos e planetas.

 Um bom conselho para o Áries e o Marte em nossos mapas é:

           Nunca esmorecer diante
           dos obstáculos e das dificuldades.
           Saber usar a combatividade à nosso favor.
           Não aceitar provocações
           Perdoar as ofensas
           Confiar que somos dignos da vida.
           Ouvir a voz do coração e
           pensar antes de agir...


                   paz, amor e luz

Rosa Carmen



sexta-feira, 6 de abril de 2012

SEXTA-FEIRA SANTA


O CRISTO INTERNO

O Cristo interno não vive crucificado,  
Seus braços abertos não lembram sacrifício
São asas angelicais nos envolvendo
E nos fazendo sentir sempre amados.

O Cristo em nós não mostra sofrimento,
Não sente a mágoa de quem foi traído
Não há coroas de espinhos em sua fronte  
Seu corpo puro nunca foi ferido.

O Cristo interno é vida, é alegria,
É vontade de amar, de ser feliz,
De sentir compaixão, de saber perdoar
De estar atento ao que o coração diz.

O Cristo em nós existe para ensinar
Que estamos na Terra de passagem
Viajantes vindos de outras paragens,
Aprendendo a mensagem do não julgar.

Ele é o Mestre que ilumina a nossa vida
Na Unidade que nunca se desfaz,
É o Verbo amoroso, 
A consciência expandida
O Cristo Deus, o Filho, a Mãe, o Pai!




Muitas bênçãos para todos...
           
         Rosa Carmen

quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁSCOA DO AMOR


         
         Amanhã, 06 DE Março de 2012, às 19:20horas será o auge da Lua Cheia em Libra.
          Todos  sabem que a nossa Páscoa cristã cai no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia após o equinócio do Outono, para nós do Hemisfério Sul.
          Este ano a Sexta-feira Santa dos cristãos coincidirá com o Pessach judaico. Deve haver um sentido simbólico muito forte nessa coincidência, mas não me atrevo a tentar fazer qualquer avaliação. Espero que seja sempre um sentido de uma maior união. Jesus e seus pais, Maria e José, eram judeus e têm sido, há mais de dois mil anos, considerados e cultuados pelos cristãos como seres iluminados...penso que não é preciso dizer mais nada... e como bem diz a imagem acima milagres existem e não devemos esquecê-los.

          Do ponto de vista astrológico o Equinócio da Primavera (no Hemisfério Norte) é o momento em que se inicia um ano novo, pois o Sol terá entrado no grau zero do signo de Áries, o Cordeiro, e primeiro signo do Zodíaco, simbolizando a ressurreição do ano anterior e a aurora de um novo ciclo.    
        Como a Astrologia surgiu no Hemisfério Norte, está ligada as referências das estações de lá. Sendo assim, no que se refere ao Equinócio da Primavera, quando os dias se tornarão mais longos que as noites, temos o simbolismo do Sol vencendo a escuridão, anunciando a vitória da Luz contra as Trevas. Quando a força da Vida ressurge em todo o seu esplendor!
         Na antiguidade, eram os astrólogos que costumavam elaborar os calendários das festas religiosas móveis a partir das fases da Lua. Também, os dias das semanas e determinadas datas do ano eram presididos pelas divindades escolhidas por eles, possuindo, portanto, um caráter sagrado. Lembrando que os três Reis Magos eram astrólogos, por isso mesmo seguiram a Estrela...
        Nesses dias a Lua cheia de 
Sol reflete a Luz dele e estará refletindo, assim, a nossa consciência espiritual. Além de representar a plenitude da maternidade, fertilidade, fecundidade, geração, nascimento, da estação reinante.
         Essa Lua Cheia em Libra estará, de hoje para amanhã, de mãos dadas com Saturno, séria e compenetrada e um pouco melancólica. Apesar de estarem do lado oposto do Sol, Lua e Saturno o cumprimentam de longe, pois o Sol os está iluminando, mostrando que mesmo o que se opõe a nós pode, em alguns casos, ter um bom efeito, nos ajudar e clarear nossos caminhos.
        Lembrando que Libra é o signo dos relacionamentos, regido por Vênus, o planeta do amor. Vênus agora se encontra no signo de Gêmeos, que também refere-se aos nossos relacionamentos e a toda espécie de comunicação. Mas está zangada com Marte (em Virgem) e Netuno (em Peixes), isto pode criar desentendimentos e irritabilidade, além de provocar ilusões e decepções amorosas. Contudo, temos nesse momento uma boa oportunidade de treinarmos nossa capacidade de bom entendimento, aceitação, compreensão e afeto para com os companheiros dessa jornada na Terra. Que saibamos controlar, com calma, nossos impulsos agressivos e sermos mais tolerantes.
      Que essa experiência de vencermos a nós mesmos, se estenda para com todas as outras pessoas com as quais convivemos. Que a Transformação externa do que se passará e a Ressurreição que está vindo e que a tudo renova, se faça igualmente em nosso interior, trazendo Luz e Paz para nossas vidas.

        Muita Alegria, Luz e Esperança...

          BOA PÁSCOA!!!!
         
                Rosa Carmen

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ESPERANDO A UNIÃO


DOCE MALDADE

Quando maus sentimentos
Se eternizam,
Tornam-se feras
Contidas em nossa alma.
O tempo, esse farsante,
Nos engana,
Sozinho não detém
Essa energia,
Não controla,
Quem nos dera!
Nem acalma.
Um dia ela emerge
Mansamente,
Desabrocha em amarga flor,
Doce maldade,
Lança venenos ao vento,
Suavemente
Espalha seus espinhos
Sem piedade...

Infiltra-se pelos cantos,
Sorrateira e alheia
Ignora o sofrimento
Que semeia.
Rouba alegrias,
Subtrai afetos,
Destrói momentos
De felicidade
Qual nuvem escura
Cobre a luz da vida
Será loucura?
Mágoa contida?

O véu da ilusão
Se desvanece
O espírito chora 
A beleza perdida...
E implora ao coração
A volta  do amor
Que fenece.
          
Como lidar com
O lado sombrio
Que vive em nós
Trazendo sofrimento?
Irmão da luz
Que nos habita
É dela inimigo.
Dois dividindo
A mesma natureza
Nos dando acolhimento
Ou desabrigo...

Partes do nosso ser
E desunidos
Seguindo juntos
Em eterno desafio
Um nos congela
E abate o espírito
O outro aquece
O coração do frio. 

No meio dessa
luta inglória,
Sem vencedor
Nossa alma imortal
Busca a vitória
 Do amor
E não desiste.
A cada  riso
A cada dor
Ao mal resiste.
Traz em si a magia
Do início, que nos unia
E o tempo não desfaz.
Quando dois era um
Naqueles dias
Somava, não dividia
Cantava a canção da paz

Tocado pela lembrança
O coração bate alerta             
A Luz na Sombra se faz
Surge a esperança
O amor desperta.

Essa é a história
Do nosso ninho
Enquanto a vida
Constrói caminhos
O ser humano        
Bravamente passa       
Vence procelas
Afasta espinhos
Alegre ou triste
A fé abraça
E espera
Que a Sagrada União
Da Bela e a Fera
Em nós se faça!


Rosa Carmen