quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PARABÉNS LIBRIANOS!!!


O SIGNO DE LIBRA

  Saudando e iluminando a Primavera, o Sol se encontra no signo de Libra.

EROS  E  PSIQUÊ
           
       Você é meu caminho
       Meu vinho, meu vício
       Desde o início estava você
       Meu bálsamo benigno...meu signo...
       Porto seguro onde vou ter...
       Onde o que eu sou se afoga
       Meu fumo, minha Ioga...
       Visão do Espaço Sideral...
       Meu zen, meu bem, meu mal...
                             (Caetano Veloso)
                        
       Libra é o segundo signo da tríade do elemento Ar (Gêmeos, Libra e Aquário). 
    Esses três signos regem a comunicação e os relacionamentos, portanto, nos incentivam a interagirmos bem uns com os outros. Ajudam e nos orientam na realização do nosso aprendizado mais importante na Terra, conseguirmos nos entender com os outros seres humanos. Este é o início do caminho para o amor, é quando começamos a nos dar conta de quanto é essencial e importante a companhia do nosso semelhante, de que ele é necessário em nossa vida e nos completa na via da evolução. Quando conseguimos ver uma outra pessoa representando a imagem da divindade, percebemos que, no fim das contas, nunca estaremos sós. Libra tem como regente o planeta Vênus, a deusa do Amor e da Beleza e que também simboliza o Julgamento. O símbolo de Libra é uma balança, que traz a ideia do equilíbrio, da medida certa entre as forças contrárias. 
     Como o sétimo signo do Zodíaco, Libra rege a sétima casa, aquela que inicia o hemisfério superior da mandala zodiacal, representa exatamente a casa do “outro”, portanto, o oposto de nós mesmos. A casa 7 no Zodíaco (o Descendente) é onde aprendemos a criar os vínculos mais profundos, onde casamos, onde escolhemos sócios e companheiros para muito tempo, por anos de vida. Libra nos fala dos relacionamentos, das uniões, das sociedades, dos clientes e fregueses. É o momento em que saímos do pronome Eu para o pronome Nós. Sendo assim, o libriano não gosta de viver sozinho, precisa de parceiros, de ter alguém por perto. Tende a sentir necessidade de viver casado ou ter sempre uma companhia ao seu lado e, para isso, muitas vezes entra em acordo mesmo sem querer, depois sente-se frustrado. Mas essa casa é também onde se encontram os nossos oponentes, nossos inimigos declarados, pois estão na nossa frente e não se escondem, mostram-se abertamente e podem criar confrontos conosco. Essa situação tende a provocar que entremos em conflito com nós mesmos, o que acontece muito com o libriano diante do seu desejo de compatibilizar, de estar em acordo com os outros e às vezes, dificulta fazer escolhas. Essa maneira de agir cria dificuldade para decidir o que se quer e provoca contradições, frequentemente.
 O libriano, no seu melhor estilo, possui um bom senso de justiça e busca ardorosamente manter-se em equilíbrio. Tenta fugir de brigas e desentendimentos, evitando entrar em combates de qualquer tipo. Deseja muito uma relação de companheirismo e respeito mútuo. Seus padrões éticos são de alto nível e procura estar sempre de acordo com as exigências sociais. É capaz de fazer diversas concessões para evitar conflitos e aborrecimentos; lembra o slogan: “Faça amor, não faça guerra.” Bastante mental, se precisa argumentar e debater, sempre procura pesar os pós e os contras para não tomar decisões precipitadas. Em seus relacionamentos, muitas vezes, fica tão ligado noutra pessoa, entra tanto na mesma sintonia, que reflete-se nela e isto pode trazer sofrimento. Mas, o lado bom dessa atitude é que, com isso, também pode conseguir colocar-se no lugar dos outros, entender seu ponto de vista, o que o torna muito conciliador, um verdadeiro diplomata.
     Assim poderia ser, no melhor sentido, uma pessoa regida por Libra mostrando-se mais madura e desenvolvida que as dos signos anteriores, pois encontra-se no meio do caminho na evolução do Zodíaco e Saturno (que nos amadurece) está exaltado em Libra. Tais atitudes, no entanto, podem levar o libriano a tornar-se muito exigente, querendo encontrar nos outros um ideal inatingível para o comum dos mortais.
Libra rege tudo o que é belo, inclusive toda espécie de Arte. Librianos tendem a possuir bom gosto e elegância, o que pode torná-los muito observadores e críticos tanto no sentido estético quanto no dos comportamentos alheios. Podem ser vaidosos em excesso, gastar demais com tudo o que lhes agrada e acham bonito, mesmo quando não têm condições financeiras para isso. Pelo lado negativo, podem tender a agir de forma oportunista para conseguir o que desejam.  
Como gostava de dizer a minha primeira e querida mestra de Astrologia,:
 “Quando vivemos bem a energia libriana conseguimos mostrar um encanto especial, uma elegância que aparece em movimentos calmos, serenos, discretos e apropriados a cada situação em que nos encontramos. É aquela pessoa que não anda - desliza; não fala – expressa-se;  não gargalha, apenas sorri; não impõe verdades – sugere ideias. Escuta atenta a todos, com interesse, quer concorde ou discorde do que falam.” (Maria Eugênia de Castro)

    A elegância e o bom gosto, em todos os sentidos, podem nos trazer aquela beleza que vai além da estética. Mesmo que a pessoa não possua a beleza física de uma Vênus, sempre terá um ar e um toque da Deusa do Olimpo (seja mulher ou homem). 
     Assim, meus amigos, esse momento de energia libriana nos convida a reconhecermos nos outros os espelhos que trazem  refletidas nossas imagens ocultas, aquelas das quais fugimos e tentamos esconder até de nós mesmos. A percebermos que o inimigo externo pode trazer a mesma face do interno (aquilo que não gostamos em nós). Nos ensina a amarmos o outro como deveríamos amar a nós mesmos, a entendermos suas fraquezas e não exigirmos dele o que não podem dar, assim como gostaríamos que fizessem conosco. É o momento de aprendermos o que seria um bom convívio e qual a melhor forma de agirmos para nos entendermos com todos, independente das situações. De treinarmos o não julgamento, buscando descobrir qual a atitude mais justa, moderada e respeitosa que podemos ter em relação aos nossos semelhantes, se agirmos com uma boa dose de afeto.
  O principal papel do signo de Libra em nossas vidas, é nos trazer a compreensão de que precisamos e precisaremos sempre uns dos outros, por sermos todos complementares e, assim, começarmos a entender, a aceitar e a viver o difícil mistério da Unidade.
        Aproveitemos o que há de melhor na Energia Libriana:

     SOCIABILIDADE – COMPANHEIRISMO – ÉTICA – EQUILÍBRIO – SENTIDO ESTÉTICO – BOA EDUCAÇÃO – AFETIVIDADE – REFINAMENTO – BOM ENTENDIMENTO – CONCILIAÇÃO -  AMOR 

   Rosa Carmen

sábado, 22 de setembro de 2012

NOVA ESTAÇÃO


PRIMAVERA

  O sol levanta...a luz chega de mansinho...Bom dia vida!
Plantemos rosas...verbenas...margaridas...nos canteiros sutis
 do coração. Despertem, companheiros, nessa manhã feliz... acordem a alegria adormecida...O tempo urge...voa veloz, em comunhão com os pássaros e o pensamento...e nos convida, nesse momento, a tocar guizos... a receber, com sorrisos,  a estação que surge...É a mais bela...é a dona das flores...nos traz frutos...doces odores...e pincela...a natureza...com as cores... dos jardins do paraíso. A realeza solar se revela...na luminosidade do seu manto e, num segundo, desvela todo encanto...que existe pelo mundo...Há música pelo ar...o frio já foi embora... Se a vida é uma quimera, não importa...em toda flora... não há sequer mais uma folha morta. Sopra uma brisa marinha...amena...balança as folhas...nos toca o coração. Minha alma refrigera...canta serena...e na canção se aninha...Como um espelho, reverbera a beleza da estação. A Mãe Terra não resiste a tantas dádivas e vibra...linda...toda enfeitada...O Sol, no signo de Libra, volta a brilhar na alvorada...seu calor acarinha...num céu azul...a sua luz impera... de norte à sul vamos todos cantar...
É primavera!

Amor, paz e alegria

Rosa Carmen



sábado, 15 de setembro de 2012

LUA NOVA


ROSH HASHANÁ

Hoje à noite temos o auge da Lua Nova, quando Sol e Lua ficam aconchegados, juntinhos no signo de Virgem!
Na alquimia é a fase do casamento do Rei Sol com a Rainha Lua. Na noite de núpcias o cadinho é aquecido para aumentar a paixão, e os dois realizarem a “conjunção Solis e Lunae” nas chamas do amor. Após sofrimentos e tribulações, as provações chegam ao fim e o amor preenche o cadinho. Esta união os enche de felicidade conforme mais os aproxima a paixão intensa que sentem um pelo outro. É neste calor rubro que concebem sua filha, a Pedra Filosofal!
É um momento de renascermos... assim como a fênix sobrevive ao fogo e surge das cinzas, podemos ir emergindo de transtornos vividos no passado. O Rei, como símbolo Solar, representa nossa força vinda do amor e da intensa paixão pela vida. A Rainha, representada pela Lua, simboliza nossa receptividade às mudanças e os poderes interiores que possuímos, de criarmos novas oportunidades que nos trarão boas realizações.
O signo de Virgem representa nossa capacidade de evoluir pelo trabalho e, ao mesmo tempo,  as condições de trabalharmos o desprendimento do eu para chegarmos ao nós. O cuidar do outro significando salvar a mim mesmo para com isso, salvar-nos todos. A ideia de saúde deixando de ser apenas uma preocupação com a doença para tornar-se o caminho da purificação e da cura do corpo e da alma.
Este estágio da obra alquímica (a união dos opostos – feminino/masculino)) indica que temos condições de mantermos o equilíbrio de corpo e mente, contrabalançando trabalho e prazer. É o início de uma fase incrivelmente fértil, cheia de potencial para começar novos projetos que darão frutos abundantes no futuro. Momento de reconhecermos uma nova sensação de totalidade em nosso interior e nutrirmos nossas vidas com relacionamentos favoráveis.

 Bom para todo tipo de associações!!!


SHANÁ TOVÁ!

BOM ANO NOVO!  DOCES MOMENTOS...   

              

 Boa Sorte para todos!


Rosa Carmen